Outro título
Memory in the work ‘Areias do Tempo’ by Daniela Pinheiro
Resumo
O artigo aborda a obra “Areias do Tempo” da artista visual brasileira Daniela Pinheiro (Pelotas/RS, 1983). Aborda-se a obra em fotografia, realizada em processo fotográfico histórico denominado cianotipia, onde vislumbramos uma obra em progresso, que relaciona fotografia e memória. Usamos ao longo do texto conceitos de memória de Bergson (1999), memória intensiva de Rauter (2000) e fotografia plástica de Baqué (2003).
Abstract
The article addresses the work “Areias do Tempo” from Brazilian visual artist Daniela Pinheiro (Pelotas / RS, 1983). We approach the work in photography, carried out in a historical photographic process called cyanotype, where we glimpse a work in progress, which relates photography and memory. Throughout the text, we used concepts of memory by Bergson (1999), intensive memory by Rauter (2000) and plastic photography by Baqué (2003).
Contido em
Gama: estudos artísticos. Lisboa. Vol. 9, n. 18(jul./dez. 2021), p. 167-175