Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagem
dc.contributor.author | Vaccari, Alessandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Gabriela Figueiredo | pt_BR |
dc.contributor.author | Porto, Débora Schimitt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T03:33:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-6933 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264410 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Descrever a experiência da implementação de um modelo para roteiros de aula para treino de habilidades como ferramenta de aprendizagem na graduação em enfermagem. Método: Relato de experiência sobre a implementação de um modelo de roteiro estruturado para o treino de habilidades em um laboratório de enfermagem em uma universidade pública no sul do Brasil. As atividades foram desenvolvidas entre maio/2018 e abril/2019. Resultados: O processo de implementação foi dividido em etapas: revisão da literatura, processo de trabalho, divisão das tarefas, validação, teste piloto, reformulação, divulgação e utilização. Foi observado uma crescente ligação entre os docentes e a equipe do laboratório em relação ao planejamento e gerência das aulas, bem como, o aperfeiçoamento da logística para a organização dos materiais e simuladores. Conclusão: infere-se que a implementação dos roteiros de aula representou uma importante contribuição na qualificação do processo de ensino e aprendizagem para os estudantes e os docentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: To describe the experience of implementing a lesson plan model for skills training as a learning tool in undergraduate nursing. Method: An experience report on the implementation of a structured plan model for skills training in a nursing laboratory at a public university in southern Brazil. The activities were developed between May/2018 and April/2019. Results: The implementation process was divided into stages: literature review, work process, division of tasks, validation, pilot test, reformulation, dissemination and use. There was a growing link between professors and the laboratory staff regarding planning and management of classes, as well as the improvement of logistics for the organization of materials and simulators. Conclusion: The implementation of lesson plans represented an important contribution to the qualification of the teaching and learning process for students and professors. | en |
dc.description.abstract | Objetivo: Describir la experiencia de implementación de un modelo de planes de clase para la capacitación de habilidades como herramienta de aprendizaje en la graduación en enfermería. Método: informe de experiencia sobre la implementación de un modelo de planes de clase estructurado para la capacitación de habilidades en un laboratorio de enfermería en una universidad pública del sur de Brasil. Las actividades se desarrollaron entre mayo/2018 y abril/2019. Resultados: El proceso de implementación se dividió en etapas: revisión de la literatura, proceso de trabajo, división de tareas, validación, prueba piloto, reformulación, divulgación y utilización. Se observó una creciente conexión entre los docentes y el equipo del laboratorio en relación a la planificación y gestión de las clases, así como el perfeccionamiento de la logística para la organización de los materiales y simuladores. Conclusión: La implementación del plan de clase representó una importante contribución en la calificación del proceso de enseñanza y aprendizaje para los estudiantes y los profesores. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gaúcha de enfermagem. Vol. 41, n. esp. (2020), e20190174 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Simulação | pt_BR |
dc.subject | Simulation | en |
dc.subject | Destreza motora | pt_BR |
dc.subject | Motor skills | en |
dc.subject | Teaching materials | en |
dc.subject | Materiais de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | en |
dc.subject | Nursing education | en |
dc.subject | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Simulación | es |
dc.subject | Destreza motora | es |
dc.subject | Materiales de enseñanza | es |
dc.subject | Tecnología educacional | es |
dc.subject | Educación en enfermería | es |
dc.subject | Educación superior | es |
dc.title | Implementação de um modelo para roteiros de aula no laboratório de enfermagem : fortalecendo a aprendizagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Implementation of a lesson plan model in the nursing laboratory : strengthening learning | en |
dc.title.alternative | Implementación de un modelo para planes de clase en el laboratorio de enfermería : fortalecer el aprendizaje | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001114587 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências da Saúde (11511)