Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Napoliana Silva dept_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2023-09-09T03:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2177-8310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264386pt_BR
dc.description.abstractA abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos On-li-ne Massivos e Abertos (MOOCs). A partir desse atributo, os estudantes ga-nharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plata-formas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensa-mentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que, muitas vezes, não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos e teve o total de 111 comentá-rios. Os resultados levaram à identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso.pt_BR
dc.description.abstractOpenness is one of the key qualities built into Massive and Open On-line Courses (MOOCs). From this attribute, students gained space and freedom to create, communicate and express themselves on learning platforms. In this context, textual exposure in MOOCs is common, allowing students to share their thoughts in an open way. These textually represented thoughts are accompanied by sentiments that are often not noticed by teachers. Therefore, this research was guided by the objective of identifying the sentiments exposed in an open way in comments of videos of a MOOC, available on YouTube. The concept of open thinking was the theoretical approach that supported the study. Sentiment analysis was carried out through a methodological composition based on the use of a dictionary, and a social media mining process. The MOOC consisted of 11 videos, and had 111 comments. The results led to the identification of four groups of expression of feelings: thanks, appreciation, inquiry and recognition. The prevailing sentiments are positive and directed mainly towards the teacher and the course contents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol.12, n. 2 (2020)pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMOOCen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectSentiment analysisen
dc.subjectOpen thinkingen
dc.titleAnálise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos tambémpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of comments on videos of a MOOC : the course is open and so are sentimentsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001175225pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples