Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também
dc.contributor.author | Souza, Napoliana Silva de | pt_BR |
dc.contributor.author | Perry, Gabriela Trindade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-09T03:30:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-8310 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264386 | pt_BR |
dc.description.abstract | A abertura é uma das principais qualidades incorporadas aos Cursos On-li-ne Massivos e Abertos (MOOCs). A partir desse atributo, os estudantes ga-nharam espaços e liberdade para criar, comunicar e se expressar em plata-formas de aprendizagem. Nesse contexto, é comum a exposição textual em MOOCs, possibilitando aos estudantes o compartilhamento de seus pensa-mentos de forma aberta. Esses pensamentos representados textualmente estão acompanhados de sentimentos que, muitas vezes, não são notados por professores. Diante disso, esta pesquisa foi guiada pelo objetivo de identificar os sentimentos expostos de maneira aberta em comentários de vídeos de um MOOC, disponíveis no YouTube. O conceito de pensamento aberto foi a abordagem teórica que ofereceu suporte ao estudo. A análise de sentimentos foi efetivada por meio de uma composição metodológica fundamentada no uso de dicionário e um processo de mineração de mídias sociais. O MOOC foi composto por 11 vídeos e teve o total de 111 comentá-rios. Os resultados levaram à identificação de quatro grupos de expressão de sentimentos: agradecimento, apreciação, indagação e reconhecimento. Os sentimentos prevalentes são positivos e direcionados principalmente para o professor e ao conteúdo do curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | Openness is one of the key qualities built into Massive and Open On-line Courses (MOOCs). From this attribute, students gained space and freedom to create, communicate and express themselves on learning platforms. In this context, textual exposure in MOOCs is common, allowing students to share their thoughts in an open way. These textually represented thoughts are accompanied by sentiments that are often not noticed by teachers. Therefore, this research was guided by the objective of identifying the sentiments exposed in an open way in comments of videos of a MOOC, available on YouTube. The concept of open thinking was the theoretical approach that supported the study. Sentiment analysis was carried out through a methodological composition based on the use of a dictionary, and a social media mining process. The MOOC consisted of 11 videos, and had 111 comments. The results led to the identification of four groups of expression of feelings: thanks, appreciation, inquiry and recognition. The prevailing sentiments are positive and directed mainly towards the teacher and the course contents. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | EAD em Foco. Rio de Janeiro. Vol.12, n. 2 (2020) | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | MOOC | en |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sentiment analysis | en |
dc.subject | Open thinking | en |
dc.title | Análise de comentários em vídeos de um MOOC : o curso é aberto e os sentimentos também | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of comments on videos of a MOOC : the course is open and so are sentiments | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001175225 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Sociais Aplicadas (4037)