Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil
dc.contributor.advisor | Morais, Jennifer Azambuja de | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Carol Pereira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-09T03:30:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264380 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo se propõe a dialogar com as teorias do modelo pedagógico dualista e propedêutico; fazendo um levantamento histórico dos modelos de educação desde a Reforma Campos, em 1931, até a última alteração da LDB em 2017. Este trabalho tem o objetivo central de analisar as alterações da LDB pela lei nº 13.415/2017, acreditando que a mesma retoma a presença da dualidade do ensino e da educação profissional e tecnicista, com a educação voltada para o mercado. A partir da metodologia qualitativa, comprova-se a hipótese do estudo: que as mudanças na LDB em 2017 contribuirão para o aumento das desigualdades sociais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo se propone a estudiar el modelo educacional brasileño, estableciendo un diálogo con las teorías del modelo pedagógico dualista y propedéutico; haciendo una recopilación histórica de los modelos de la educación desde la Reforma Campos, en 1931, hasta la última alteración de la LDB en 2017. Este estudio tiene el objetivo central de analizar las alteraciones de la LDB por la ley Nº 13415/2017, creyendo que la misma retoma la presencia de la dualidad de la enseñanza y de la educación profesional y tecnicista, con una educación que se orienta al mercado de trabajo. A partir de la metodología cualitativa, se comprobó la hipótesis del estudio: los cambios en la LDB en 2017 contribuirán para el aumento de las desigualdades sociales. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Reforma de la Secundaria | es |
dc.subject | Reforma do ensino : Ensino médio : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educación dualista | es |
dc.subject | Educación propedéutica | es |
dc.subject | Modelo pedagógico de educação | pt_BR |
dc.subject | Secundaria | es |
dc.title | Ensino médio : expressão do quê? Uma análise comparada das reformas do Ensino Médio no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001176730 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License