Navegação TCC Ciência da Computação por Título
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A Framework for testing Federated Learning algorithms using an edge-like environment
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Federated Learning [FL] is a machine learning paradigm where many clients coopera tively train a single centralized model while keeping their data private and decentralized. FL is commonly used in edge computing, which ... -
A framework for usage control policy enforcement
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho de conclusão foi iniciado sobre a orientação do professor Alexander Pretschner da Universidade Técnica de Kaiserslautern, em 2009 e também com orientação do Ricardo Neisse, do Instituto Fraunhofer, e mais ... -
Um framework para agrupamento de dados
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]Com a evolução tecnológica, cada vez mais se tem acesso a grandes volumes de dados através da Internet. Para que se possa usufruir desses dados, algumas técnicas são aplicadas para extrair informações relevantes em uma ... -
Um framework para marts de serviços web compostos
(2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Serviços Web compostos são projetados para satisfazer requisições de usuários quando nenhum serviço Web individualmente é capaz de fazê-lo. Através de uma linguagem de composição, os serviços Web existentes são combinados ... -
From timeout-based to item-by-item analysis : investigating methodologies for splitting user sessions originated from shared accounts in online platforms
(2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Although some content providers register stream data from its users and can track their profile style for content recommendation, when two or more users share a same account, their true profile activity is obfuscated and ... -
Funções de escolha social para elaboração de consenso em aprendizado de máquina descentralizado : um estudo em problemas de classificação multiclasse
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]Em alguns cenários envolvendo aprendizado de máquina, os dados a serem analisados podem estar sendo adquiridos e analisados de forma distribuída, tal que o conjunto de atributos de cada instância pode não estar completamente ... -
Function reuse on a multi core VLIW soft core processor
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Modern processors contain several specific hardware modules and multiple cores to ensure performance on a wide range of applications. When a project needs a processor regarding time to market and architecture customization, ... -
Gaveta : um espaço de aprendizado dentro de seu bolso
(2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante a graduação, muitas vezes os alunos buscam materiais além dos fornecidos pelas instituições de ensino, como artigos, listas de exercícios e até mesmo anotações de colegas. Com a popularização das redes sociais e ... -
Generalização do comportamento de robôs usando regressão de manifolds
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Algoritmos de aprendizado de máquina podem ser muito custosos computacionalmente, em particular aqueles utilizados em tarefas na área de robótica, especialmente quando um número muito grande de tarefas de treinamento ... -
Generating heuristics for the quadratic unconstrained binary optimization problem using automatic algorithm configuration
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]In this work, we study an automated approach to the design of heuristic algorithms to solve the Quadratic Unconstrained Binary Optimization Problem (QUBO). Our approach is an extension of the work of Souza and Ritt (2018), ... -
Generating variations of the board game risk through evolutionary game design
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Risk is a strategy board game with multiple variations published. In this work, we pro pose developing a pipeline capable of producing new Risk variants using evolutionary game design. This pipeline consists of an automated ... -
A generic description and simulation of architectures based on microarchitectures
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]In teaching computer architecture, didactic simulator machines have been the rule to teach basic aspects of assembly. This work searches for another kind of simulator to teach the microcoding/microarchitectures and, once ... -
Geração assistida de código XML a partir da descrição textual da especificação de elementos notacionais na BPMN
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Processos de Negócio podem ser encontrados por toda parte. O modo como os processos são definidos e executados são muito importantes para o funcionamento de uma organização. A forma mais usual de documentar os processos é ... -
Geração automática de mapas esquemáticos para o transporte público da cidade de Porto Alegre
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Em Porto Alegre ainda não existem mapas que mostram em uma disposição esquemática as informações sobre os trajetos do transporte público. Tais mapas são comuns em várias cidades europeias, asiáticas e norte-americanas. A ... -
Geração de memórias de programa em Verilog compatível com a plataforma Pitanga
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Este estudo compara o uso de Diagramas de Decisão Binária (BDDs) e técnicas de redução de circuitos combinacionais na geração de descrições de hardware em Verilog, a partir da memória de processadores didáticos. Os BDDs ... -
Geração de representação distribuída de palavras fatorando a matriz de informação mútua pontual utilizando o gradiente descendente estocástico no modelo de MapReduce
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste na implementação de um método de fatoração de grandes matrizes de forma paralela utilizando o gradiente descendente estocástico e o adaptando ao modelo de programação MapReduce. Apresentando inicialmente ... -
Geração de rotas otimizadas e caminhos alternativos considerando métricas de qualidade de conexão
(2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é a criação de uma ferramenta que, a partir de um conjunto de servidores distribuídos, gere rotas em nível de aplicação priorizando uma das seguintes métricas: latência, jitter ou vazão. Além ... -
Geração de terrenos virtuais realistas e de grande dimensão via aprendizado de máquina
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo explorar GANs (Rede Generativas Adversariais) em relação a sua eficiência em resolver problemas já conhecidos da área de PTG (Geração Procedural de Terrenos), como a ausência de mecanismos ... -
Geração de testes a partir de máquinas de estados hierárquicas comunicantes
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Em função da criticidade de algumas classes de sistemas, da necessidade de garantir o comportamento esperado em um software e de minimizar riscos e custos com tratamento de erros em sistemas, a fase de testes de software ... -
Geração de variações de jogos de tabuleiro via técnicas de inteligência artificial
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]Evolutionary Game Design (EGD) é uma abordagem de criação de jogos de tabuleiro de maneira automatizada. Sua concepção inicial tem origem no Sistema Ludi, um Sistema de Jogos que possuia, entre outras funcionalidades, uma ...