Kobe e o tupinipunk : a ficção científica como metáfora da tecnologia na construção de personagens híbridos entre extraterrestres e mitos amazônicos
dc.contributor.advisor | Zanatta, Cláudia Vicari | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Wando Luis Costa e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T03:32:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/264256 | pt_BR |
dc.description.abstract | Como objeto de estudo, a criação de personagem, salienta o processo como é desenvolvido cada elemento compositivo do roteiro. O objetivo parte de uma lenda indígena original, base para criar o contexto de ficção científica. Foca na técnica, como funciona as pesquisas para compor as personagens. Sabe-se que personagens são figuras compositivas da narrativa, habitam vastos universos, permeados tanto das influências estéticas externas, quanto do imaginário. Condicionado, inicialmente, pela lenda, busca por implementar seus elementos místicos, executando características da ficção científica. Selecionado a lenda Arara Misteriosa, com seus elementos místicos, serviram para compor o desenvolvimento da personagem protagonista. Demarca elementos que estão presentes na lenda e propõe uma versão justificada pela ficção científica. Mostra um panorama de como alguns autores trabalharam a ficção científica na literatura e, qual a relação que teve com o ato de contar a história de Kobe, seu processo de desenvolvimento que fundamentam a ideia central da narrativa do roteiro adaptado. Oferece a descrição da seleção dos elementos místicos da lenda para compor a metáfora de tecnologia. Expõe a construção das personagens, sugere que o desenho é a base da representação do desenvolvimento visual dos seres habitantes da narrativa adaptada. Utilizando a técnicas do desenho, expande a ideia sobre o desenho está para além da representação, porque se refere à noção de que o processo de desenhar vai além de simplesmente criar uma imagem visual. É um meio de expressão e comunicação que permite explorar e transmitir ideias, conceitos e emoções de maneiras profundas e significativas. No contexto da criação de personagens, o desenho desempenha um papel fundamental na construção visual desses seres que habitam a narrativa, não se limita apenas a representar fisicamente as características externas, mas também permite explorar e expressar sua personalidade, história, emoções e a essência do que representam na narrativa. Ao desenhar a personagem, o artista tem a oportunidade de explorar detalhes sutis, gestos, expressões faciais, posturas corporais e outros elementos visuais que transmitem informações. Esses elementos podem revelar traços de personalidade, intenções, conflitos internos e até mesmo aspectos simbólicos relacionados à história ou temática abordada. Além disso, o desenho também permite experimentar e criar variações da personagem, explorando diferentes estilos, poses e enquadramentos. Essa exploração visual contribui para a construção de uma identidade visual única e coerente, agregando profundidade e originalidade à narrativa. O desenho como base para a representação visual das personagens vai além do aspecto estético. Desempenha um papel fundamental na construção da narrativa e na conexão emocional com o público. Através das linhas, cores, texturas e composição, o desenho cria uma atmosfera, transmite emoções e dá vida de forma visualmente impactante. Enfatiza a importância e o potencial do desenho como uma ferramenta criativa e expressiva na construção das personagens e na narrativa. Permite que as personagens ganhem vida, tornandose mais do que meras representações visuais, mas seres com personalidade e significado dentro do contexto da história adaptada à ficção científica. Essa abordagem contribui para uma compreensão do processo de desenvolvimento do roteiro e da construção das personagens. | pt_BR |
dc.description.abstract | As an object of study, character creation, emphasizes the process as each compositional element of the script is developed. The goal starts from an original indigenous legend, the basis for creating the context of science fiction. It focuses on the technique, how the research works to compose the characters. It is known that characters are compositional figures of the narrative, inhabit vast universes, permeated both by external aesthetic influences and the imaginary. Conditioned, initially, by legend, it seeks to implement its mystical elements, executing characteristics of science fiction. Selected the legend Macaw Mysterious, with its mystical elements, served to compose the development of the protagonist character. It demarcates elements that are present in the legend and proposes a version justified by science fiction. It shows an overview of how some authors worked science fiction in literature and, what relationship it had with the act of telling Kobe's story, its development process that underlie the central idea of the narrative of the adapted script. It offers the description of the selection of the mystical elements of the legend to compose the metaphor of technology. It exposes the construction of the characters, suggests that the drawing is the basis of the representation of the visual development of the beings inhabiting the adapted narrative. Using the technique of drawing, it expands the idea that drawing is beyond representation, because it refers to the notion that the process of drawing goes beyond simply creating a visual image. It is a means of expression and communication that allows you to explore and convey ideas, concepts and emotions in deep and meaningful ways. In the context of character creation, drawing plays a key role in the visual construction of these beings that inhabit the narrative, it is not only limited to physically representing the external characteristics, but also allows you to explore and express their personality, story, emotions and the essence of what they represent in the narrative. When drawing the character, the artist has the opportunity to explore subtle details, gestures, facial expressions, body postures and other visual elements that convey information. These elements can reveal personality traits, intentions, internal conflicts, and even symbolic aspects related to the story or theme addressed. In addition, the drawing also allows you to experiment and create variations of the character, exploring different styles, poses and framings. This visual exploration contributes to the construction of a unique and coherent visual identity, adding depth and originality to the narrative. The drawing as a basis for the visual representation of the characters goes beyond the aesthetic aspect. It plays a key role in building the narrative and emotionally connecting with the audience. Through the lines, colors, textures and composition, the drawing creates an atmosphere, conveys emotions and gives life in a visually impactful way. It emphasizes the importance and potential of drawing as a creative and expressive tool in character construction and storytelling. It allows the characters to come to life, becoming more than mere visual representations, but beings with personality and meaning within the context of the story adapted to science fiction. This approach contributes to an understanding of the script development process and character construction. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mito | pt_BR |
dc.subject | Tupinipunk | en |
dc.subject | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject | Amazon myths | en |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Science fiction | en |
dc.subject | Ilustração | pt_BR |
dc.subject | Hybrid characters | en |
dc.subject | Creative process | en |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Amazônia | pt_BR |
dc.subject | Illustration | en |
dc.subject | Visual metaphor | en |
dc.subject | Comics books | en |
dc.title | Kobe e o tupinipunk : a ficção científica como metáfora da tecnologia na construção de personagens híbridos entre extraterrestres e mitos amazônicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001175949 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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