Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBardini, Beatriz Pereira Zagopt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorBilessimo, Simone Meister Sommerpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Juarez Bento dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T03:34:06Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1989-4155pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264197pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi identificar as práticas pedagógicas que os professores empreendedores da educação profissional utilizaram no ensino remoto. O ensino remoto tornou-se um dos maiores desafios da atual conjunturaeducacional no período da pandemia e o uso das tecnologias digitais se tornou um grande aliado. Para esse contexto, advém a exigência de um novo profissional na educação, com uma postura mais criativa e empreendedora a fim de lidar com as adversidades impostas. A metodologia de pesquisa se caracteriza por sua natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa. Para o levantamento das informações necessárias, foi aplicado um questionário semiestruturado junto aos docentes do ensino profissionalizante. O estudo mostrou que as práticas pedagógicas utilizadas durante o ensino remoto não se diferenciam das já convencionadas e aplicadas no ensino presencial, sendo assim, não são consideradas inovadoras. No entanto, se caracterizam como diferenciadas, quanto ao uso das tecnologias digitais, que passaram, obrigatoriamente, a fazer parte da rotina educacional. Portanto, conclui-se, que o ensino remoto instigou os professores da educação profissional a repensarem suas práticas pedagógicas e que as tecnologias digitais foram fundamentais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas durante as aulas.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the research was to identify the pedagogical practices that entrepreneurial teachers of professional education used in remote teaching. Remote teaching has become one of the biggest challenges of the current educational situation in the period of the pandemic. Therefore, the use of digital technologies has become agreat ally of the educational process. For this context, comes the requirement of a new professional in education, with a more creative and entrepreneurial attitude in order to deal with the imposed adversities. The research methodology is characterized by its applied nature, with a qualitative approach. To gather the necessary information, a semi-structured questionnaire was applied to the teachers of vocational education. The study showed that the pedagogical practices used during remote teaching do not differ from those already agreed and applied in face-to-face teaching, therefore, they are not considered innovative. However, they are characterized as differentiated in terms of the use of digital technologies, which have become part of the educational routine. Therefore, it is concluded that remote teaching instigated professional education teachers to rethink their pedagogical practices and that digital technologies were fundamental for the development of pedagogical activities during classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCuadernos de Educación y Desarrollo. Portugal. Vol. 15, n.5 (jul.2023), p. 4126-4144pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurial teacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPedagogical practiceen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleProfessor empreendedor : um estudo sobre as práticas pedagógicas utilizadas na educação profissional durante o ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial teacher : a study on the pedagogical practices used in professional education during remote teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174924pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples