Navegação TCC Ciências Biológicas por Assunto "Técnicas de ensino"
Resultados 1-9 de 9
-
Além do conteúdo : oportunidades para o desenvolvimento do pensamento crítico nas aulas de um curso de graduação em Ciências Biológicas
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Dada a importância do pensamento crítico na tomada de decisões conscientes dos futuros biólogos, como profissionais e cidadãos, foram investigados os métodos de ensino abordados nas aulas do curso de graduação em Ciências ... -
Alguns despertares da consciência pela educação : arriscando-se para manter a esperança
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A educação, enquanto possibilidade de relação humana pode promover sentimentos dos mais elevados como, por exemplo: o encantamento, a paciência, o entusiasmo, a determinação, a perseverança e o amor. Compreender os espaços ... -
Atividade lúdica no momento da avaliação : contribui ou não para o aprendizado do aluno?
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Parece haver um consenso acerca da importância de brincadeiras e jogos no cotidiano da criança, além de que tais atividades são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo e social da mesma. Não obstante, ... -
Desescolarização : uma porta para a autonomia?
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]No entanto, muitos percebem a necessidade de que o currículo de seu curso se amplie para contemplar temas que envolvam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como intuito visualizar o assunto e ... -
A educação além dos livros : o uso da divulgação científica no ensino de Biologia
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino das Ciências da Natureza é caracterizado pela apresentação direta dos fatos, relatando as descobertas como realidades absolutas e afastando os alunos da prática da comunidade científica. O modelo tradicional de ... -
Estratégias para a humanização do ensino de ciências : uso de linguagem narrativa, desafios e percalços
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino de Ciências costuma ser, na maior parte do tempo, ensinado nas salas de aula através da linguagem científica. Tal atitude não leva em conta, entretanto, que tal linguagem não é familiar para o aluno, e isto pode ... -
Investigação das estratégias de ensino mnemônicas utilizadas no ensino de Ciências Naturais
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Introdução: Atualmente o processo de ensino-aprendizagem nas escolas brasileiras ainda seguem propostas defasadas de currículos educativos atrelados a estratégias didático-pedagógicas questionáveis. Consequentemente, o ... -
O papel do audiovisual na educação : vídeos de ciências
(2015) [Trabalho de conclusão de graduação]A escola, integrante da sociedade, está imersa em transformações tecnológicas, exigindo adequações do ensinar e aprender. O audiovisual, representando em grande parte pelo vídeo, é uma das tecnologias que mais se tem ... -
O professor e os seus personagens em sala de aula
(2012) [Trabalho de conclusão de graduação]O autor deste trabalho, a partir da experiência vivida, seja trabalhando como docente em um curso pré-vestibular, seja nos estágios curriculares no ensino médio e fundamental, se propôs a estudar um recurso didático-pedagógico, ...