Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBorges, Robson Machadopt_BR
dc.contributor.authorFensterseifer, Paulo Evaldopt_BR
dc.contributor.authorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-23T03:29:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263877pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar a presença do estado de angústia manifestado por professores participantes de uma formação continuada e seus possíveis desdobramentos a partir da perspectiva de Soren Kierkegaard. Para tanto, realizou-se uma investigação de abordagem qualitativa caracterizada como uma pesquisa documental com a utilização de dados secundários. Foram analisados dados de uma tese de doutorado, a qual retrata uma formação continuada constituída de 26 encontros realizados durante aproximadamente três anos, que contou com a participação de 15 docentes. Os resultados indicam que ao estudarem uma forma de atuação docente que consideraram mais adequada em relação à que realizavam, os professores constaram um estado de angústia no sentido do nada kierkegaardiano. Essa condição, preocupante inicialmente, potencializou a busca do conhecimento como modo de enfrentar a angústia, visando atuar com práticas inovadoras. Assim, parece pertinente que instituições, docentes – ao planejarem e desenvolverem formação continuada de modo colaborativo – e os próprios participantes desses eventos considerem a presença do estado de angústia uma vez que este pode potencializar a reflexão sobre a própria atuação docente.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the presence of the state of anguish manifested by teachers participating in continuing education, and its possible consequences, from the perspective of Soren Kierkegaard. To this end, a qualitative investigation was carried out, characterized as a documentary research using secondary data. Data were analyzed from a doctoral thesis, which portrays a continuing education consisting of 26 meetings held over approximately three years, with the participation of 15 teachers. The results indicate that when studying a form of teaching performance that they considered more appropriate in relation to what they were doing, the teachers had a state of anguish towards the kierkegaardian nothingness. This condition, which is initially worrying, potentiated the search for knowledge as a way to face anguish, aiming to act with innovative practices. Thus, it seems pertinent that institutions and teachers – when planning and developing continuing education in a collaborative way – and the participants of these events themselves consider the presence of the state of distress since it can enhance the reflection on the teaching performance itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revista. Curitiba. Vol. 37, e 76449 (2021), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAngústiapt_BR
dc.subjectAnguishen
dc.subjectKierkegaarden
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO estado de angústia manifestado por professores em uma formação continuada : uma análise à luz de Soren Kierkegaardpt_BR
dc.title.alternativeThe state of anguish manifested by teachers in a continuing formation : an analysis in the light of Soren Kierkegaarden
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001167987pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples