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dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorDe Conti, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T03:35:21Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.issn0103-863Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263700pt_BR
dc.description.abstractA habilidade para metarepresentar de 14 tríades de crianças com média de idade de 5 anos e 2 meses foi investigada nas formas como as crianças iniciam o faz-de-conta e em como as relacionam com os termos mentais que empregam. Cada tríade brincou por 1O minutos numa sala da pré-escola. As verbalizações das crianças foram transcritas e codificadas segundo categorias de termos mentais e de formas de iniciar o faz-de-conta. As formas "planejada" e "entender o faz-de-conta no outro" foram as mais utilizadas pelas crianças, relacionando-se de forma decrescente com as categorias de termos mentais "expressão de desejo", "dirigindo a interação", "modulação de asserção", "expressão de estado mental", sendo diferentes para meninos e meninas. Discute-se os resultados, considerando-se o isomorfismo entre a representação subjacente ao emprego dos termos mentais e à brincadeira de faz-de­ conta.pt_BR
dc.description.abstractChildren's different forms of starting pretend play and their relation with ways of using mental terms were investigated in 14 triads (M: 5.2 years). Each triad played for 10 minutes in a preschool room and their verbalizations were transcribed and coded according to categories of mental terms and forms of starting pretend play. "Planned" and "understanding pretend in the other" were children's most utilized forms of starting pretense. They related in a decreasing way, and differently for boys and girls, to the categories of mental terms "expression of desire", "guiding interaction", "modulation of assertion", and "expression of mental state". The correspondence between the underlying representation existing in the use of mental terms and in pretense is taken into account when discussing results.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPaidéia. Vol. 8, n. 14/15 (1998), p. 75-89pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectChild psychologyen
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectCriança Idade pré-escolarpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleA dimensão metarrepresentativa da brincadeira de faz-de-contapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000270852pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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