Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMachado, Roseli Belmontept_BR
dc.contributor.authorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Francine Munizpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Nicolas Fernandes dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T03:32:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263573pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 trouxe a pandemia de Covid-19, atingindo o mundo. As medidas de contenção da propagação incluíram o distanciamento social, provocando, em meados de março de 2020, o fechamento das escolas, o que ocasionou o deslocamento de aulas presenciais para remotas. A partir disso, objetivamos compreender o modo como a Educação Física, no Rio Grande do Sul, tem se posicionado no cenário das aulas remotas. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa com professores que atuam em escolas do Rio Grande do Sul e estão trabalhando com Educação Física pelo ensino remoto. O instrumento foi um questionário com 20 perguntas enviado por e-mail. Percebemos que a Educação Física acompanhou as atividades produzidas pelas escolas, mas identificamos alterações na forma de condução e ressaltamos os desafios do trabalho dos docentes e seus efeitos no currículo.pt_BR
dc.description.abstractIn 2020, the COVID-19 Pandemic hit the world. Measures to tackle it included social distancing, causing schools to close in mid-March 2020. Face-to-face classes turned into online ones. Considering this, we aimed at understanding the position taken by Physical Education in the online class scenario of the Brazilian state of Rio Grande do Sul. We conducted qualitative research with school teachers working with online Physical Education lessons. The instrument was a 20-item questionnaire sent by email. Physical Education followed the activities produced by schools, but we found changes in the way of conducting lessons and highlighted challenges for teachers’ work and effects on the curriculum.en
dc.description.abstractEl año 2020 trajo la pandemia de COVID-19, que alcanzó a todo el mundo. Las medidas para contener la propagación incluyeron la distancia social, lo que provocó, a mediados de marzo de 2020, el cierre de las escuelas, lo que llevó a que las clases que eran presenciales pasaran a ser remotas. A partir de esto, nuestro objetivo ha sido comprender cómo se ha posicionado la Educación Física, en Rio Grande do Sul, en el escenario de las clases remotas. Con este fin, realizamos una investigación cualitativa con profesores de escuelas de Rio Grande do Sul que están trabajando con Educación Física a través de la enseñanza remota. El instrumento fue un cuestionario con 20 preguntas enviado por correo electrónico. Constatamos que la Educación Física acompañó las actividades producidas por las escuelas, pero identificamos alteraciones en la forma de conducción y destacamos los desafíos del trabajo de los docentes y sus efectos en el plan de estudios.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 26, e26081, (jan./dez. 2020), p. 1-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectCoronavirus infectionen
dc.subjectSchool teachersen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEducación Físicaes
dc.subjectInfecciones por coronaviruses
dc.subjectProfesoreses
dc.subjectPlan de estudioses
dc.titleEducação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curricularespt_BR
dc.title.alternativeSchool physical education in times of social distancing: overview, challenges and curriculum issuesen
dc.title.alternativeEducación física escolar en tiempos de distancia social: panorama general, desafíos y enfoques curriculareses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162218pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples