Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorKlein, Madalenapt_BR
dc.contributor.authorLunardi-Lazzarin, Márcia Lisept_BR
dc.date.accessioned2023-08-16T03:30:09Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2525-6203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263542pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the results obtained on the re-search about cultural deaf productions in the context of bilingual education, de-veloped by GIPES – Interins-titutional Research Group on Deaf Education – researchers. When taking deaf education and its surroundings as the object and focus of this re-search, we understand it as a discursive field which mo-bilizes different meanings concerning themes such as: deaf culture, production of deaf subjectivities, visual ex-perience, deaf culture arti-facts, scholar curriculum, tea-ching-learning environments, and sign language. We are interested in analyzing the situation of the cultural and linguistic contexts of the specific deaf schools, concer-ning questions of deaf stu-dents’ enrollments in specific schools in Rio Grande do Sul, as well as to look at the diffe-rent ways that the notions of deaf culture has been articu-lated to the bilingual educa-tion in the context of the deaf schools investigated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf schoolsen
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectVisual experienceen
dc.subjectSchool routineen
dc.titleProduções culturais surdas no contexto da educação bilínguept_BR
dc.title.alternativeDeaf cultural productions in the bilingual education contex en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173737pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples