Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue
dc.contributor.author | Karnopp, Lodenir Becker | pt_BR |
dc.contributor.author | Klein, Madalena | pt_BR |
dc.contributor.author | Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T03:30:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-6203 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263542 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pes-quisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como obje-to e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes sig-nificações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, expe-riência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do con-texto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sen-do articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the results obtained on the re-search about cultural deaf productions in the context of bilingual education, de-veloped by GIPES – Interins-titutional Research Group on Deaf Education – researchers. When taking deaf education and its surroundings as the object and focus of this re-search, we understand it as a discursive field which mo-bilizes different meanings concerning themes such as: deaf culture, production of deaf subjectivities, visual ex-perience, deaf culture arti-facts, scholar curriculum, tea-ching-learning environments, and sign language. We are interested in analyzing the situation of the cultural and linguistic contexts of the specific deaf schools, concer-ning questions of deaf stu-dents’ enrollments in specific schools in Rio Grande do Sul, as well as to look at the diffe-rent ways that the notions of deaf culture has been articu-lated to the bilingual educa-tion in the context of the deaf schools investigated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Espaço. Rio de Janeiro, RJ. N. 56 (jul./dez. 2021), p. 61-77 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Deaf schools | en |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Bilingual education | en |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Deaf culture | en |
dc.subject | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject | Visual experience | en |
dc.subject | School routine | en |
dc.title | Produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf cultural productions in the bilingual education contex | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173737 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40503)Ciências Humanas (7005)