Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Felipe Beckerpt_BR
dc.contributor.authorZunguze, Manuel Constantinopt_BR
dc.contributor.authorHerpich, Fabríciopt_BR
dc.contributor.authorNichele, Aline Grunewaldpt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:34:07Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263131pt_BR
dc.description.abstractNon-Player Characters são entidades programáveis que executam atividades pré-definidas. Eles podem ser utilizados nos mundos virtuais no papel de tutores que auxiliam os alunos durante atividades educacionais, tendo como base informações coletadas durante as interações destes. Este artigo apresenta uma proposta de uso de agentes NPC em mundos virtuais para prover sugestões de trajetórias de aprendizagem com base nas interações dos indivíduos. Foi utilizado o ambiente OpenSim onde, através de scripts de monitoramento das atividades foram formuladas sugestões de trajetórias. Como resultados, através do feedback positivo dos participantes constatou-se que os agentes NPC propuseram de forma eficaz trajetórias de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractNPC agents can be used in virtual worlds in the role of tutors, who assist students during educational activities, based on information collected during their interactions. This article presents a proposal to use NPC agents in virtual worlds to provide suggestions for learning trajectories based on the interactions of individuals. OpenSim environment was used, using scripts to monitor the students and formulate the suggestions by the agents. As results, it was verified the feasibility of this proposal with the correct functioning of the resources in the tests performed and positive feedback from the participants.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 15, n. 1 (2017), p. [1]-10.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAgentsen
dc.subjectVirtual worldsen
dc.subjectLearning trajectoriesen
dc.titleAnálise e Recomendação de trajetos de aprendizagem em mundos virtuaispt_BR
dc.title.alternativeTracking and Assessment of Student’s in Virtual Worlds en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173407pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples