Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLucchesi, Ivana Limapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anita Raquel dapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Cristiane de Souzapt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:33:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263110pt_BR
dc.description.abstractEste artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada.pt_BR
dc.description.abstractThis article reports on the experiment of using the Metis chatbot as a support for distance education activities. There are reports on the development of educational chatbotMetis (Education and Information Technology and Socialization Technology) and on the pedagogical strategy of feeding the chatbot knowledge base, with the participation of the students. We describe the chatbot evaluation under a pedagogical bias that involved the analysis of the interactions and the construction of five categories, constructed from an online questionnaire. The results showed that even in the initial phase of implementation, the agent Metis achieved satisfactory results regarding the efficiency of dialogue and influence in the students' engagement in the group investigated.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChatbotsen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectconversational agentsen
dc.subjectKnowledge baseen
dc.titleAvaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metispt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001173380pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples