Mostrar el registro sencillo del ítem
Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis
dc.contributor.author | Lucchesi, Ivana Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Anita Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Abreu, Cristiane de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:33:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263110 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo relata o experimento de uso do chatbot Metis como apoio às atividades de educação a distância. Apresenta-se relatos sobre o desenvolvimento de chatbot educacional Metis (Mediadora de Educação em Tecnologia Informática e Socializadora )e sobre a estratégia pedagógica de alimentação da base de conhecimento do chatbot, com a participação dos alunos. Descreve-se a avaliação do chatbot sobum viés pedagógico que envolveu a análise das interações e a construção de cinco categorias, construídas a partir de questionário on line. Os resultados mostraram que mesmo em fase inicial de implementação, a agente Metis alcançou resultados satisfatórios quanto à eficiência de diálogo e influência no engajamento dos alunos, na turma investigada. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article reports on the experiment of using the Metis chatbot as a support for distance education activities. There are reports on the development of educational chatbotMetis (Education and Information Technology and Socialization Technology) and on the pedagogical strategy of feeding the chatbot knowledge base, with the participation of the students. We describe the chatbot evaluation under a pedagogical bias that involved the analysis of the interactions and the construction of five categories, constructed from an online questionnaire. The results showed that even in the initial phase of implementation, the agent Metis achieved satisfactory results regarding the efficiency of dialogue and influence in the students' engagement in the group investigated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 16, n. 1 (2018), p. 113-122 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Chatbots | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | conversational agents | en |
dc.subject | Knowledge base | en |
dc.title | Avaliação de um chatbot no contexto educacional : um relato de experiência com Metis | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of a chatbot in the educational context : an experience with Metis | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173380 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)