Assessment of the intervention process with teacher to prevent children behavior problems
dc.contributor.author | Fava, Débora Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Andretta, Ilana | pt_BR |
dc.contributor.author | Marin, Angela Helena | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-03T03:33:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-166X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263092 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective The prevalence of emotional and behavioral problems reaches 30% of school-age Brazilians. Management by teachers can reinforce such difficulties and, therefore, it is essential to assess interventions to provide them with the best tools available. In this study, it was aimed to present the development and implementation of the Facilitating Contact with Students Program was implemented in early grade teachers. Method The process of two modalities of this Program was evaluated: G1 (with a full program) and G2 (with a partial program, without the cognitive model contents, only instruction about behavioral management techniques and socioemotional support). Results The G1 gave better scores to the intervention on the importance and usefulness of the contents. Conclusion The teacher’s knowledge regarding the cognitive model is relevant for the modification of disruptive behaviors of students in the classroom. | en |
dc.description.abstract | Objetivo A prevalência de problemas emocionais e de comportamento chega a 30% em brasileiros em idade escolar. O manejo pelos professores pode reforçar tais dificuldades e, portanto, é fundamental avaliar intervenções para instrumentalizá-los. Objetivou-se apresentar o desenvolvimento e a implementação do Programa Facilitando o conVívio com Alunos em docentes de séries iniciais. Método Avaliou-se o processo de duas modalidades desta intervenção: G1, recebeu a intervenção de forma completa, e G2, recebeu a intervenção de forma parcial, priorizando-se a instrução sobre técnicas comportamentais de manejo e apoio socioemocional e excluindo-se o conteúdo do modelo cognitivo. Resultados O G1 avaliou melhor a intervenção quanto a importância e utilidade do conteúdo. Conclusão O conhecimento do modelo cognitivo por parte do professor é relevante para a modificação de comportamentos perturbadores de alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Estudos de psicologia (Campinas). Vol. 40 (2023), e210002, p. 1-14 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Child behavior | en |
dc.subject | Transtornos do comportamento infantil | pt_BR |
dc.subject | Cognitive behavioral therapy | en |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Process assessment | en |
dc.subject | School teacher | es |
dc.subject | Intervenção psicológica | pt_BR |
dc.subject | Crianças em idade escolar | pt_BR |
dc.title | Assessment of the intervention process with teacher to prevent children behavior problems | pt_BR |
dc.title.alternative | Avaliação do processo de intervenção com professores para prevenção a problemas de comportamento infantil | pt |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172795 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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