Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFava, Débora Cristinapt_BR
dc.contributor.authorAndretta, Ilanapt_BR
dc.contributor.authorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:32:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263091pt_BR
dc.description.abstractEste estudo quase-experimental avaliou os resultados do programa FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA, destinado a professores do ensino fundamental I, visando a promoção da eficácia docente e a redução de problemas emocionais/comportamentais infantis, aferidos pela Escala de Avaliação das Crenças de Eficácia do Professor e pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades, respectivamente. O FAVA contemplou a psicoeducação sobre o modelo cognitivo, o desenvolvimento socioemocional e a modificação de comportamentos. Comparação entre os grupos experimentais (GE1, que recebeu intervenção completa, e GE2, sem o modelo cognitivo) e o grupo de comparação evidenciou a promoção da eficácia pessoal docente (GE2) e a redução da percepção das dificuldades emocionais/comportamentais infantis (GE1). Ressalta-se a contribuição do modelo cognitivo e da aprendizagem socioemocional em intervenções com professores.pt_BR
dc.description.abstractThrough a quasi-experimental design, the results of FAcilitando o conVívio com Alunos – FAVA´s program for elementary school teachers, were evaluated, aiming at promoting teaching effectiveness and reducing child behavior problems, as measured by Teacher’s Effectiveness Beliefs Scale and Strengths and Difficulties Questionnaire, respectively. The FAVA contemplated psychoeducation about cognitive model, socioemotional development and behavior modification. The comparison between experimental groups (GE1 that received complete intervention and GE2 that did not have the cognitive model) and comparison group showed the promotion of teaching staff effectiveness (GE2) and the reduction in the perception of child behavioral difficulties (GE1). The contribution of the cognitive model and socioemotional learning in interventions with teachers is emphasized.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasilia. Vol. 38 (2021), e38317, p. 1-10pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectPsychological interventionen
dc.subjectIntervenção psicológicapt_BR
dc.subjectTeacher efficiencyen
dc.subjectCognitive behavioral therapyen
dc.subjectTerapia cognitivo-comportamentalpt_BR
dc.subjectTranstornos do comportamento infantilpt_BR
dc.titleEficácia docente e dificuldades emocionais/comportamentais infantis : resultados do programa FAVApt_BR
dc.title.alternativeTeaching effectiveness and children emotional/behavioral difficulties : outcomes from FAVA programen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples