Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFreitas, Gustavo da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Raquel dapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:34:07Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263049pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo descreve e analisa a produção de conhecimento oriunda das pesquisas realizadas como requisito obrigatório à integralização do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande ocorridas entre 2009 e 2020. Iniciado em 2006, o curso tornou a pesquisa como um de seus eixos formativos, sobretudo pelo componente curricular intitulado Seminário de Pesquisa. Como corpus empírico, selecionamos um total de 205 trabalhos de conclusão, os quais foram submetidos a uma análise documental que evidenciou uma prevalência das pesquisas de cunho sociocultural e da temática dos esportes. Esses dados parecem estar articulados com as experiências formativas disponibilizadas pelo curso junto ao ensino e à extensão; à caracterização do corpo docente e as peculiaridades da universidade pública; entre outros acontecimentos que movimentaram as dinâmicas deste componente curricular.pt_BR
dc.description.abstractThis article describes and analyzes the knowledge production deriving from research performed as a mandatory requirement for the completion of the Degree in Physical Education at the Federal University of Rio Grande that took place between 2009 and 2020. Initiated in 2006, the course elected research one of its formative pillars, mainly for the curricular component entitled Research Seminar. As an empirical corpus, we selected a total of 205 final papers, which were then submitted to a documental analysis that pointed out a prevalence of both sports themed and sociocultural natured research. These data seem to be articulated with the formative experiences provided by the course along with teaching and extension; the characterization of the faculty and the peculiarities of the public university; among other events that drove the dynamics of this curricular component.en
dc.description.abstractEl presente artículo describe y analiza la producción de conocimiento oriunda de las investigaciones realizadas como requisito obligatorio a la integración del Curso de Licenciatura en Educación Física de la Universidad Federal de Río Grande ocurridas entre 2009 a 2020. Iniciado en 2006, el curso convirtió la investigación en uno de sus ejes formativos, sobre todo por el componente curricular titulado Seminario de Investigación. Como corpus empírico, seleccionamos un total de 205 trabajos de conclusión, los cuales fueron sometidos a un análisis documental que evidenció una prevalencia de las investigaciones de cuño sociocultural y de la temática de los deportes.Estos datos parecen estar articulados con las experiencias formativas puestas a disposición por el curso junto a la enseñanza y a la extensión; a la caracterización del cuerpo docente y las peculiaridades de la universidad pública; entre otros acontecimientos que movieron las dinámicas de este componente curricular.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28010, (jan./dez. 2022), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectMonographen
dc.subjectResearchen
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectScienceen
dc.subjectMonografíaes
dc.subjectInvestigaciónes
dc.subjectCurrículoes
dc.subjectCienciaes
dc.titleTrabalhos de conclusão de curso: impressões sobre um currículo de licenciatura em educação físicapt_BR
dc.title.alternativeFinal paper: impressions on a physical education degree curriculumen
dc.title.alternativeTrabajos de conclusión de curso : impresiones sobre un currículo de licenciatura en educación físicaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001150024pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples