Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMazzuco, Alex Eder da Rochapt_BR
dc.contributor.authorKrassmann, Aliane Loureiropt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:32:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2447-6099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263027pt_BR
dc.description.abstractChemistry Education has been progressively complemented by pedagogical strategies involving the use of Augmented Reality (AR) technology. In this context, a systematic literature review was carried out in order to present the particularities of this scenario, such as those related to the technological scope, target audience profile, research methods, data collection instruments, number of students involved, and duration of the instruction. Forty-nine articles were analyzed, recovered from five databases, between the years 2011 to 2020. Among the main results found is the increase number of publications in the last three years, with the target audience of the studies being generally Secondary and Tertiary Education students (97.96%). Regarding technological aspects, the mobile platform and the marker-based system were predominant. In terms of methodology, the quantitative approach prevailed, together with the use of questionnaires as instruments for data collection. As for the number of participants, the experiments reported usually involved between 31 and 100 students, who had up to 60 minutes of instruction time. The article ends by revealing gaps in current research, presenting suggestions and directions for future work.en
dc.description.abstractO Ensino de Química tem sido progressivamente complementado por estratégias pedagógicas envolvendo o uso de tecnologia de Realidade Aumentada (RA). Nesse contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de apresentar as particularidades desse cenário, como aquelas relacionadas ao escopo tecnológico, perfil do público-alvo, métodos de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, número de alunos envolvidos e duração da instrução. Foram analisados 49 artigos, recuperados de cinco bases de dados, entre os anos de 2011 a 2020. Entre os principais resultados encontrados está o aumento do número de publicações nos últimos três anos, sendo o público-alvo dos estudos em geral alunos do Ensino Médio e o Ensino Superior (97,96%). Em relação aos aspectos tecnológicos, a plataforma móvel e o sistema baseado em marcadores são predominantes. Em termos de metodologia, prevaleceu a abordagem quantitativa, juntamente com a utilização de questionários como instrumento de coleta de dados. Quanto ao número de participantes, os experimentos relatados envolveram geralmente entre 31 e 100 alunos, que tinham até 60 minutos de aula. O artigo termina revelando lacunas nas pesquisas atuais e necessidades na área, apresentando sugestões e direcionamentos para trabalhos futuros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 9, n. 1 (2023), p. 258-277.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAugmented realityen
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectQuímica : Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducational technologyen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleAugmented reality in the teaching and learning process of Chemistry : a systematic literature reviewpt_BR
dc.title.alternativeRealidade aumentada no processo de ensino e aprendizagem de Química : uma revisão sistemática da literaturapt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001169249pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples