Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRocha, Paulo Santanapt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorGomes, Raquel Salcedopt_BR
dc.contributor.authorJardim, Rafaela Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorPereira, Dauster Souzapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Norberto Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:32:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1850-9959pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263012pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um modelo gráfico para apoiar o processo de planejamento docente, usando para tanto uma estrutura baseada na hierarquização conceitual, que permite relacionar conceitos subsunçores e recursos educacionais por nível de dependência. Tal abordagem se fundamenta no construto teórico-metodológico das trajetórias de aprendizagem e se utiliza de princípios da teoria da aprendizagem significativa ausubeliana, de linguagens de programação visuais e de técnicas para desenvolvimento web. A fim de avaliar a percepção do uso do modelo junto a seu público-alvo, foram realizados dois experimentos para analisar critérios quanto à aceitação da tecnologia e percepção docente sobre o uso do modelo gráfico. Os resultados apontam para um alto grau de aceitação da tecnologia e consistência do modelo como instrumento de apoio para a etapa de planejamento, segundo a visão dos professores participantes.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a graphic model to support the teaching planning process, using a structure based on a conceptual hierarchy, which allows relating sub-concepts and educational resources by the level of dependence. Such an approach is based on the theoretical-methodological construct of learning trajectories and considers principles of Ausubelian meaningful learning theory, visual programming languages and techniques for web development. To assess the perception of the use of the model with its target audience, two experiments were carried out to analyze criteria regarding acceptance of technology and teacher perception about the use of the graphic model. The results point to a high degree of acceptance of technology and consistency of the model as a support tool for the planning stage, according to the view of the participating teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación (TE&ET). Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Vol. 27 (2020), p. 20-27.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConceptual blocken
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearning modelingen
dc.subjectVisual programmingen
dc.subjectDidactic planningen
dc.subjectLearning trajectoriesen
dc.titleModelo visual baseado em blocos encaixáveis para realizar o planejamento de Trajetórias de Aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeVisual block-based model for planning Learning Trajectories pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165074pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples