Mostrar registro simples

dc.contributor.authorVaz, Douglaspt_BR
dc.contributor.authorNoronha, Fabrícia Py Tortellipt_BR
dc.contributor.authorReis, Juliani Menezes dospt_BR
dc.contributor.authorBackes, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T03:34:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-2717pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262980pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda as relações de interação existentes no contexto das redes sociais, assim como, as mudanças no convívio entre professores e alunos seguindo o fluxo do advento das tecnologias digitais e da sua inserção no ambiente educacional. O surgimento das redes sociais proporciona novos espaços digitais para aprendizagem por meio da interatividade e de interações que vão além da sala de aula. Deste modo, apresenta as interações virtuais realizadas no grupo fechado do Facebook denominado Orientação PPGEducação Unilasalle. O grupo foi criado com o intuito de reunir orientandos e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Universidade La Salle -UNILASALLE, vinculados à Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação, no contexto do Grupo de Pesquisa Convivência e Tecnologia Digital na Contemporaneidade (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). Considera que o ciberespaço está entrelaçado no espaço geográfico e ambos se confundem nas relações. A Educação está no mesmo fluxo, no qual estudantes e professores compartilham informações cotidianamente por meio de tecnologias digitais. Conclui que as relações em ambiente digital virtual estão sendo configuradas e que as potencialidades das tecnologias digitais devem ser exploradas no meio educacional.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the relations of interaction that exist in social network context, as well as the changes in teacher and student relationship, taking into account the advent of digital technology and its insertion in educational environment. The emergence of social networks provides new digital spaces for learning through interactivity and through interactions that go beyond the classroom. Thus, this study presents the virtual interactions that were carried out in a closed group on Facebook named Guidance PGP in Education Unilasalle. The group was created in order to gather students with the advisor of Post-Graduate Program in Education of La Salle University –UNILASALLE, bounded to the line of research of Cultures, Languages and Technology in Education, in the context of the search group named Interaction and Digital Technology in Contemporaneity (COTEDIC UNILASALLE/CNPq). This article considers that cyberspace is interlaced with geographic space and they get mixed up in the relations. The Education is in the same flow, in which teachers and students shared information daily through digital technology. Finally, this settles that relations in digital and virtual environment are being configured, and the potentialities of digital technology must be explored in educational environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMomento : revista do Intituto de Educação. Rio Grande, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2018), p. 266-281pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInteractionen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial Networksen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDigital learning spaceen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.titleRedes sociais: a interação para além da sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeSocial networks: the interaction beyond the classroomen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171809pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples