Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoro, Francielli Freitaspt_BR
dc.contributor.authorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.contributor.authorFiori, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T03:33:02Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262884pt_BR
dc.description.abstractPermitir ao professor autonomia sobre a construção de sistemas para disponibilizar conteúdo e apoio aos alunos, é muito importante para aprimorar processos educacionais. Para que isto ocorra, é necessário oferecer capacitações que atendam os professores de maneira prática e objetiva. Este artigo descreve a criação, aplicação e avaliação de um curso introdutório de desenvolvimento de chatbots, utilizando o serviço Watson Assistant da IBM Cloud. O curso foi aplicado com um grupo de professores voluntários, através das plataformas Zoom e Google Classroom, utilizando o conceito de Sala de Aula Invertida. Para obtenção de resultados, foi disponibilizado um questionário online além das observações e discussões realizadas nas aulas. O questionário apresentou além da obtenção nova de conhecimento sobre chatbots e seu desenvolvimento prático, motivação e engajamento para aplicação futura das habilidades obtidas como apoio ao conteúdo disponibilizado em sala ou no ambiente e-learning.pt_BR
dc.description.abstractAllowing the teacher autonomy over the construction of systems to provide content and support to students is very important for the improvement of educational processes.For this to occur, it is necessary to offer training that serves teachers in a practical and objective way.This paper describes the creation, application and evaluation of an introductory chatbots development course, using the IBM Cloud Watson Assistant service. The course was applied with a group of volunteer teachers, through the Zoom and Google Classroom platforms, usingthe concept of flipped classroom. To obtain results, an online questionnaire was available in addition toobservations and discussions held in class. The questionnaire presented in addition to obtaining new knowledge about chatbots and their practical development, motivationand engagement for the future application of skills obtained in support of content in class or in the e-learning environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 18, n. 2 (2020), p. 235-244pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectChatbotsen
dc.subjectDevelopment of conversational agentsen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectCourse with teachersen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectWatsonen
dc.titleProfessor no comando : curso prático de desenvolvimento de chatbots para docentespt_BR
dc.title.alternativeTeacher in Charge : practical course ondeveloping chatbots for teachersen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171491pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples