Imagens recortadas, tradições reinventadas : as narrativas da festa junina em Campina Grande - Paraíba
Visualizar/abrir
Data
2001Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A pesquisa trata sobre o evento turístico, o Maior São João do Mundo, realizado durante o mês de junho de 1999 em Campina Grande, na Paraíba. O problema central enfoca quais as diferentes significações da festa a partir das suas narrativas, tendo como eixo principal: os idealizadores da festa, os organizadores, os participantes e os barraqueiros. Tomando por base tais narrativas, procurou-se mostrar que elementos compõem o imaginário da festa e como são realizadas as mediações e as construções ...
A pesquisa trata sobre o evento turístico, o Maior São João do Mundo, realizado durante o mês de junho de 1999 em Campina Grande, na Paraíba. O problema central enfoca quais as diferentes significações da festa a partir das suas narrativas, tendo como eixo principal: os idealizadores da festa, os organizadores, os participantes e os barraqueiros. Tomando por base tais narrativas, procurou-se mostrar que elementos compõem o imaginário da festa e como são realizadas as mediações e as construções da teia significativa que enreda o discurso sobre a identidade regional na construção da cultura nordestina. Quais as principais imagens que se constroem da festa junina, quais os seus sentidos e como elas são representadas pelos seus agentes. O enfoque analítico partiu das noções não consensuais sobre cultura popular contidas na bibliografia internacional e nacional, optando-se pela perspectiva que trata o popular e suas manifestações como culturas híbridas. Assim, através da observação direta e participante, procurou-se descrever e analisar a festa de São João e as suas imagens inseridas no processo de industrialização. A partir de uma combinatória que une elementos simbólicos e caracteres heterogêneos, portanto híbridos que forma um bloco imagético-unitário, que dá o suporte e mantém os laços identitários regionais e locais, percebeu-se que a festa é revestida de um significado especial, responsável pela trama e pelo entrelaçamento de sentidos que fazem parte da rede significativa que envolve a cultura e a identidade regional. ...
Abstract
This research deals with the touristic event The Greatest St. John's Feast in the World, that has taken place during the month of Juny 1999 in Campina Grande, in Paraíba. The central problem focuses the various meanings of that Feast, beginning with the narratives and having as its main axis: those who have devised the Feast, its organizers, participants and tent keepers. Taking these narratives as a basis, the aim was to show that the elements that make up the imaginary of the Feast, the way m ...
This research deals with the touristic event The Greatest St. John's Feast in the World, that has taken place during the month of Juny 1999 in Campina Grande, in Paraíba. The central problem focuses the various meanings of that Feast, beginning with the narratives and having as its main axis: those who have devised the Feast, its organizers, participants and tent keepers. Taking these narratives as a basis, the aim was to show that the elements that make up the imaginary of the Feast, the way mediations take place, as well as the weaving of the web of significance that entangles the discourse about the regional identity in the construction of the Brazilian Northeastern culture. Which are the main images that are built about StJohn's Feast and their senses and how they are represented by their agents. The analytical approach has been backed by the non-consensual notions about popular culture, available in international and national literature, chosing the perspective that deals with the popular factor and its manifestations as hybrids of culture. Thus, through direct and participating observation, the aim was to describe, as well as to analyse, St. John's Feast and its images, that are inserted in the process of industrialization. Departing from a combination that links simbolic elements and heterogeneous characteristics, therefore hybrids that compose an imagetic-unitary bloc that supports and maintains the identity links, both regional and local, it has been perceived that the Feast has a special meaning, which is responsible for the web and entanglement of senses that are part of the web of significance that envolves culture and regional identity. ...
Instituição
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License