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Dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiais
dc.contributor.advisor | Kleinert, Thaís Radünz | pt_BR |
dc.contributor.author | Froener, Henrique Fiuza | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262779 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos resultados, foram gerados modelos de regressão e gráficos de contorno para contribuir com o pré-dimensionamento de estruturas de pavimentos com camadas de solo-cal. Observou-se um ganho significativo na capacidade estrutural quando são aplicadas espessuras de revestimentos de concreto asfáltico superiores a 10 cm. Também foi verificado que misturas de solo-cal com teores de 5% de cal calcítica compactadas na energia modificada (solo estabilizado), em comparação às estruturas similares de pavimentos com camadas de solo-cal compactadas na energia normal (solo melhorado), com teor de 3% ou estabilização com cal dolomítica, quando aplicadas as camadas de base e/ou sub-base, caracterizam pavimentos com capacidades estruturais melhores. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this study is to assess the structural capacity of diferente pavement structures using lime-soil bases and/or sub-bases. Mechanistic analyses of two main semi-rigid structures were analyzed, one with lime-soil as the base and sub-base, and the other with a lime-soil base and granular sub-base. Futhermore, various materials and thicknesses were employed for the asphalt concrete and lime-soil layers. Regression models and contour graphs were generated from the results to contribute to the pre-design of pavement structures with lime-soil layers. It was observed that applying asphalt concrete coatings thicker than 10 cm significantly increased the structural capacity. Additionally, pavements with lime-soil mixtures containing 5% calcitic lime and compacted with modified effort (soil stabilized by lime) demonstrated superior structural capacities in comparison to similar pavement structures with lime-soil layers compacted with normal effort (modified soil) and 3% lime or dolomitic lime stabilization applied to the base and/or sub-base. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dimensionamento de pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Lime-soil | en |
dc.subject | Estabilização do solo | pt_BR |
dc.subject | Pavement pre-design | en |
dc.subject | Cal | pt_BR |
dc.subject | Mechanistic-empirical design | en |
dc.subject | Cemented layers | en |
dc.title | Dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Nunez, Washington Peres | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173722 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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