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dc.contributor.advisorKleinert, Thaís Radünzpt_BR
dc.contributor.authorFroener, Henrique Fiuzapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:37:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262779pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos resultados, foram gerados modelos de regressão e gráficos de contorno para contribuir com o pré-dimensionamento de estruturas de pavimentos com camadas de solo-cal. Observou-se um ganho significativo na capacidade estrutural quando são aplicadas espessuras de revestimentos de concreto asfáltico superiores a 10 cm. Também foi verificado que misturas de solo-cal com teores de 5% de cal calcítica compactadas na energia modificada (solo estabilizado), em comparação às estruturas similares de pavimentos com camadas de solo-cal compactadas na energia normal (solo melhorado), com teor de 3% ou estabilização com cal dolomítica, quando aplicadas as camadas de base e/ou sub-base, caracterizam pavimentos com capacidades estruturais melhores.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to assess the structural capacity of diferente pavement structures using lime-soil bases and/or sub-bases. Mechanistic analyses of two main semi-rigid structures were analyzed, one with lime-soil as the base and sub-base, and the other with a lime-soil base and granular sub-base. Futhermore, various materials and thicknesses were employed for the asphalt concrete and lime-soil layers. Regression models and contour graphs were generated from the results to contribute to the pre-design of pavement structures with lime-soil layers. It was observed that applying asphalt concrete coatings thicker than 10 cm significantly increased the structural capacity. Additionally, pavements with lime-soil mixtures containing 5% calcitic lime and compacted with modified effort (soil stabilized by lime) demonstrated superior structural capacities in comparison to similar pavement structures with lime-soil layers compacted with normal effort (modified soil) and 3% lime or dolomitic lime stabilization applied to the base and/or sub-base.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDimensionamento de pavimentospt_BR
dc.subjectLime-soilen
dc.subjectEstabilização do solopt_BR
dc.subjectPavement pre-designen
dc.subjectCalpt_BR
dc.subjectMechanistic-empirical designen
dc.subjectCemented layersen
dc.titleDimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coNunez, Washington Perespt_BR
dc.identifier.nrb001173722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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