Dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos com camadas de solo-cal : efeito da espessura e rigidez dos materiais
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2023Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos res ...
Este trabalho tem como objetivo avaliar diferentes estruturas de pavimentos com bases e/ou sub-bases de solo-cal, de modo a determinar a sua capacidade estrutural. Neste estudo, foram realizadas análises mecanísticas de duas estruturas semirrígidas principais, sendo uma delas com solo-cal como base e sub-base e outra com base em solo-cal e sub-base granular. Além disso, optou-se por trabalhar com diferentes materiais e espessuras nas camadas de concreto asfáltico e de solo-cal. A partir dos resultados, foram gerados modelos de regressão e gráficos de contorno para contribuir com o pré-dimensionamento de estruturas de pavimentos com camadas de solo-cal. Observou-se um ganho significativo na capacidade estrutural quando são aplicadas espessuras de revestimentos de concreto asfáltico superiores a 10 cm. Também foi verificado que misturas de solo-cal com teores de 5% de cal calcítica compactadas na energia modificada (solo estabilizado), em comparação às estruturas similares de pavimentos com camadas de solo-cal compactadas na energia normal (solo melhorado), com teor de 3% ou estabilização com cal dolomítica, quando aplicadas as camadas de base e/ou sub-base, caracterizam pavimentos com capacidades estruturais melhores. ...
Abstract
The aim of this study is to assess the structural capacity of diferente pavement structures using lime-soil bases and/or sub-bases. Mechanistic analyses of two main semi-rigid structures were analyzed, one with lime-soil as the base and sub-base, and the other with a lime-soil base and granular sub-base. Futhermore, various materials and thicknesses were employed for the asphalt concrete and lime-soil layers. Regression models and contour graphs were generated from the results to contribute to ...
The aim of this study is to assess the structural capacity of diferente pavement structures using lime-soil bases and/or sub-bases. Mechanistic analyses of two main semi-rigid structures were analyzed, one with lime-soil as the base and sub-base, and the other with a lime-soil base and granular sub-base. Futhermore, various materials and thicknesses were employed for the asphalt concrete and lime-soil layers. Regression models and contour graphs were generated from the results to contribute to the pre-design of pavement structures with lime-soil layers. It was observed that applying asphalt concrete coatings thicker than 10 cm significantly increased the structural capacity. Additionally, pavements with lime-soil mixtures containing 5% calcitic lime and compacted with modified effort (soil stabilized by lime) demonstrated superior structural capacities in comparison to similar pavement structures with lime-soil layers compacted with normal effort (modified soil) and 3% lime or dolomitic lime stabilization applied to the base and/or sub-base. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
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