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dc.contributor.advisorPaula, Istefani Carísio dept_BR
dc.contributor.authorMoraes, Túlio de Castropt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:36:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262725pt_BR
dc.description.abstractO Brasil apresenta condições favoráveis para a implementação da Economia Circular (EC), devido à coexistência de diversos segmentos da cadeia produtiva em seu território, o que torna mais fácil a adoção de sistemas reversos e cadeias circulares. No entanto, o conceito de EC ainda não é amplamente difundido no país, e as iniciativas circulares tanto no setor público quanto no privado continuam fragmentadas, concentradas em estratégias e planos pontuais e inconsistentes. Um exemplo disso é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada em 2010, que trouxe inovações, como o princípio da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos entre os atores da cadeia de suprimentos, maior estímulo à logística reversa e a inclusão de catadores de materiais recicláveis nos processos de recuperação de materiais. Apesar disso, o Brasil recicla apenas 3% de todos os resíduos coletados, apesar de seu enorme potencial. O problema da destinação adequada do vidro nos centros urbanos é particularmente preocupante: devido ao baixo valor de mercado e ao risco envolvido no manuseio, catadores e cooperativas não têm incentivo para recolher esse material, o que resulta na disposição inadequada em aterros sanitários da maior parte do vidro coletado. Por conta disso, bares, restaurantes e outros estabelecimentos que geram grandes volumes de vidro encontram dificuldades para encontrar parceiros que os ajudem a coletar e reciclar garrafas e embalagens de vidro. Este estudo analisou a percepção de valor de estabelecimentos comerciais em relação a um serviço de logística reversa de embalagens de vidro oferecido por uma empresa de soluções em reciclagem na cidade de Porto Alegre. A pesquisa incluiu um mapeamento de regiões com concentração de estabelecimentos comerciais na cidade, seguida de entrevistas presenciais com foco em locais com consumo de embalagens de vidro, diagnóstico dos processos envolvendo vidro nesses locais e análise de percepção de valor do serviço usando a ferramenta Value Proposition Canvas. Os resultados mostraram que a maioria dos estabelecimentos está disposta a pagar por um serviço de coleta das embalagens de vidro, desde que seja um valor justo, e que o serviço de logística reversa projetado pela empresa pode gerar ganhos esperados e amenizar as dores citadas pelos entrevistados, validando o modelo de negócio criado pela empresa.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLogística reversapt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduospt_BR
dc.subjectPercepção do consumidorpt_BR
dc.titlePercepção de valor de um serviço de logística reversa de embalagens de vidro para bares e restaurantespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174219pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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