Mindfulness na segunda infância: possibilidades de intervenções
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que consiste em estar conscientemente atento ao momento presente sem julgar as emoções, pensamentos ou sensações que estejam envolvendo o sujeito. Este trabalho revisa como esta prática é utilizada no trabalho com o público infantil, descrevendo tanto os benefícios como as possíveis intervenções e exercícios a serem adotados com as crianças. Observou-se que o mindfulness apresenta como benefícios melhoras nos níveis de ansiedade, ...
O mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma prática que consiste em estar conscientemente atento ao momento presente sem julgar as emoções, pensamentos ou sensações que estejam envolvendo o sujeito. Este trabalho revisa como esta prática é utilizada no trabalho com o público infantil, descrevendo tanto os benefícios como as possíveis intervenções e exercícios a serem adotados com as crianças. Observou-se que o mindfulness apresenta como benefícios melhoras nos níveis de ansiedade, aumento da regulação emocional, redução nos problemas de comportamento, melhoras na metacognição, assim como incremento nas funções executivas. A prática não possui restrições, de forma geral, é guiada por um instrutor, que orienta o indivíduo a observar a própria respiração, a perceber as sensações corporais, a descrever o que está a sua volta, entre muitas outras. Na prática infantil, são desenvolvidos elementos lúdicos que visam auxiliar a criança a exercer essa prática e obter da mesma os benefícios esperados. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (447)
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