Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoro, Francielli Freitaspt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorVicari, Rosa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-21T03:29:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262515pt_BR
dc.description.abstractEncontrar soluções para aproximar professor e aluno em ambientes e-learning como o Moodle e diminuir os índices de evasão nos cursos é um desafio enorme e potencializado com a pandemia de SARS-COV-2. Para isso, torna-se necessário encontrar soluções inteligentes que forneçam reflexão, interação, motivação, acompanhem o processo de aprendizagem do aluno e apoiem o professor. O presente artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente e-learning baseado em agentes inteligentes, para minorar problemas do ensino de disciplinas na área de matemática nas engenharias. Para isso, foi realizada uma pesquisa na literatura, apontado os principais relacionados a e-learning e a matemática na engenharia, e possíveis soluções baseadas em agentes inteligentes como chatbots e nas arquiteturas de Sistemas Tutores Inteligentes. Além da proposta, foi realizada uma breve discussão de como a arquitetura ajudaria a resolver os problemas levantados e de como aplicá-la.pt_BR
dc.description.abstractFind solutions to bring teacher and student closer together in e-learning environments such as Moodle,and decreasing dropout rates in courses is a huge and potential challenge with the SARS-VOC-2 pandemic. For this, it is necessary to find intelligent solutions that provide reflection, interaction, motivation, follow the student's learning process and support the teacher. This article presents a proposal for an e-learning environment architecture based on intelligent agents, to alleviate problems in the teaching of engineering mathematics subjects. For this, a literature search was carried out, pointing out the main ones related to e-learning and mathematics in engineering, and possible solutions based on intelligent agents such as chatbots and on the architectures of Intelligent Tutoring Systems. In addition to the proposal, there was a brief discussion of how architecture would help to solve the problems raised and how to apply it.en
dc.description.abstractEncontrar soluciones para acercar al profesor y al alumno en entornos de e-learning como Moodle y reducir las tasas de deserción en los cursos es un desafío enorme y potencial con la pandemia del SARS-VOC-2. Para ello, es necesario encontrar soluciones inteligentes que aporten reflexión, interacción, motivación, sigan el proceso de aprendizaje del alumno y apoyen al docente. Este artículo presenta una propuesta de arquitectura de entorno de e-learning basada en agentes inteligentes, para paliarproblemas en la enseñanza de las asignaturas de ingeniería matemática. Para ello, se realizó una búsqueda bibliográfica, señalando los principales relacionados con el e-learning y las matemáticas en la ingeniería, y posibles soluciones basadas en agentes inteligentes como los chatbots y en las arquitecturas de los Sistemas de Tutoría Inteligente. Además de la propuesta, hubo una breve discusión de cómo la arquitectura ayudaría a resolver los problemas planteados y cómo aplicarla.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 2 (2021), p. 249-260pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnginneringen
dc.subjectE-learningen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectIntelligent Tutoring Systemen
dc.subjectChatbotsen
dc.subjectMatemáticases
dc.subjectIngenieriaes
dc.subjectAprendizaje electrónicoes
dc.subjectSistemas de Tutoría Inteligentees
dc.subjectChatbotses
dc.titleProposta de arquitetura baseada em agentes inteligentes integrados em ambientes E-learningpt_BR
dc.title.alternativeProposal for architecture based on intelligent agents integrate in e-learning enviroments en
dc.title.alternativePropuesta de arquitectura basada en agentes inteligentes integrados en entornos de e-learning es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171066pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples