Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHoffmann, Renata Rovanipt_BR
dc.contributor.authorDuarte Júnior, Miguel Angelo dos Santospt_BR
dc.contributor.authorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T03:36:13Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1981-9900pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262459pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A aptidão física pode ser entendida como a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor e atenção, sem fadiga excessiva e com energia suficiente para disfrutar de atividades de lazer e enfrentar emergênciasinesperadas. Em crianças e adolescentes, níveis satisfatórios de aptidão física são considerados importantes preditores do estado de saúde. Nesse sentido, justifica-se a avaliação da aptidão física, principalmente no ambiente escolar, onde o professor de Educação Física pode subsidiar suas práticas pedagógicas com as avaliações realizadas. Objetivo: Realizar uma revisão na literatura a respeito do nível de aptidão física relacionada à saúde de escolares brasileiros. Materiais e Métodos: A revisão narrativafoi realizada através de estudos publicados nos últimos 5 anos, que utilizaram a bateria de testes e avaliações, assim como, os critérios de avaliação sugeridos pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br). Resultados: Os estudos mostram uma alta prevalência de escolares na “zona risco à saúde” nos diferentes componentes da aptidão física relacionada à saúde, flexibilidade (20-43%), resistência abdominal (32-92%) e aptidão cardiorrespiratória (38-52%), sobrepeso/obesidade (10-40%). Conclusão: Há uma alta prevalência de escolares brasileiros com níveis insatisfatórios de aptidão física relacionada à saúde.pt_BR
dc.description.abstractPhysical fitness can be understood as the ability to perform daily tasks with vigor and attention, without excessive fatigue and with enough energy to enjoy leisure activities and face unexpected emergency situations. In children and adolescents, satisfactory levels of physical fitness are considered important predictors of health status. In this sense, the assessment of physical fitness is justified, especially in the school environment, where the Physical Education teacher can support their pedagogical practices with the assessments carried out. Objective: To perform a literature review on the level of health-related physical fitness of Brazilian schoolchildren. Materials and Methods: The narrative review was carried out through studies published in the last 5 years, which used the battery of tests and evaluations, as well as the evaluation criteria suggested by the Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br). Results: Studies show a high prevalence of students in the "health risk zone" in the different components of health-related physical fitness, flexibility (20-43%), abdominal strength (32-92%) and cardiorespiratory fitness (38-52 %), overweight/obesity (10-40%). Conclusion: There is a high prevalence of Brazilian students with unsatisfactory levels of health-related physical fitness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício. São Paulo. Vol. 15, no. 99 (set./out. 2021), p. 629-636pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectAptidão cardiorrespiratóriapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectAptidão físicapt_BR
dc.titlePerfil da aptidão física relacionada à saúde de escolares brasileiros: uma revisão narrativapt_BR
dc.title.alternativeProfile of physical fitness related to the health of brazilian school children: a narrative reviewen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149233pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples