Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorVidotto, Kajiana Nuernberg Sartorpt_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Fernanda dapt_BR
dc.contributor.authorFaraco, Morgana Nuernberg Sartorpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T03:35:53Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262451pt_BR
dc.description.abstractEm busca de novas práticas educacionais para a disciplina de Estática dos cursos de Engenharias da UNISATC, esta pesquisa descreve uma atividade cujo objetivo é analisar as condições para o desenvolvimento de experimentos para laboratórios virtuais (LVs), utilizando a ferramenta Scratch3.0 on-line, e envolvendo os estudantes de forma ativa e participativa, tornando-os protagonistas do próprio conhecimento. Utilizou-se a Aprendizagem Criativa e atividades de experimentação para desenvolver a autonomia, a criatividade, a motivação e o trabalho colaborativo. A metodologia da pesquisa se caracterizou por um estudo de caso aplicado com resultados assertivos, pois, mesmo sem saber programar, os estudantes construíram experimentos de forma autônoma, intuitiva, criativa e divertida, atingindo os objetivos do componente curricular.pt_BR
dc.description.abstractn search of new educational practices for the discipline of Statics of Engineering courses UNISATC, whose objective was to analyze the conditions for the development of experiments for virtual laboratories(VLs), using the on-line Scratch 3.0 tool, and involving students in an active and participatory way, making students protagonists of their knowledge. Creative learning and experimentation activities were used to develop autonomy, creativity, motivation and collaborative work. The methodology was characterized by a case study the results show that the research was assertive when because, even without knowing having previous knowledge of programming and using a visual programming language, they built experiments in an autonomous, intuitive, creative and fun way, reaching the objectives of the curricular component.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n. 1 (2022), p. 358-367pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperimentsen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectVirtual Laboratoryen
dc.subjectCreative Learningen
dc.subjectEngineeringen
dc.subjectScratchen
dc.titleScratch nas engenharias : alunos desenvolvedores de experimentos para laboratórios virtuaispt_BR
dc.title.alternativeScratch in engineering : students developing experiments for virtual laboratoryen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001170364pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem