O uso de metodologias ativas para o ensino das Leis de Newton : experiências do residência pedagógica
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
The use of active methodologies for the teaching of Newton's laws : experiences of the pedagogical residence
Assunto
Resumo
O presente trabalho consiste em um estudo de caso acerca de uma sequência didática sobre o ensino das Leis de Newton, implementada na educação básica envolvendo Metodologias Ativas, desenvolvida por intermédio do Programa Residência Pedagógica, seguido deuma reflexão sobre a prática, analisando a partir de dois aspectos principais: o Diário de Bordo e a visão da professora titular. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estad ...
O presente trabalho consiste em um estudo de caso acerca de uma sequência didática sobre o ensino das Leis de Newton, implementada na educação básica envolvendo Metodologias Ativas, desenvolvida por intermédio do Programa Residência Pedagógica, seguido deuma reflexão sobre a prática, analisando a partir de dois aspectos principais: o Diário de Bordo e a visão da professora titular. As atividades foram desenvolvidas em uma turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual no Rio Grande do Sul, sobre o conteúdo Leis de Newton, utilizando-se das Metodologias Ativas: (i) Instrução pelos Colegas, (ii) Ensino sob Medida e (iii) Resolução de Problemas Abertos, a partir do referencial teórico da Aprendizagem Significativa. Com base nisso, o objetivo consistiu em avaliar como as Metodologias Ativas podem contribuir, por meio de uma sequência didática, para o ensino das Leis de Newton. A reflexão sobre a prática deu-se a partir de três categorias de análise: i) viabilidade quanto à estrutura da sequência didática, ii) aproveitamento das atividades e iii) possíveis desafios a serem encontrados em futuras aplicações. Com base nos resultados, concluiu-se que a estrutura se mostrou representativa em relação ao objetivo pretendido e que as atividades tiveram um alcance significativo, uma vez que promoveram o engajamento de estudantes e da professora, instigando o repensar da prática. Por fim, destaca-se o incentivo aos licenciandos à participação de programas de iniciação à docência, pensando que essas experiências são importantes para suas trajetórias formativas. ...
Abstract
The present work consists of a case study about a didactic sequence on the teaching of Newton's Laws, implemented in basic education involving Active Methodologies, developed through the Pedagogical Residency Program, followed by a reflection on the practice, analyzing from two main aspects: the Logbook and the view of the head teacher. The activities were developed in a class of the first year of high school of a public school in Rio Grande do Sul, on the content Newton's Laws, using Active Me ...
The present work consists of a case study about a didactic sequence on the teaching of Newton's Laws, implemented in basic education involving Active Methodologies, developed through the Pedagogical Residency Program, followed by a reflection on the practice, analyzing from two main aspects: the Logbook and the view of the head teacher. The activities were developed in a class of the first year of high school of a public school in Rio Grande do Sul, on the content Newton's Laws, using Active Methodologies: (i) Instruction by Colleagues, (ii) Tailored Teaching and (iii) Solving OpenProblems, based on the theoretical framework of Meaningful Learning. Based on this, the objective was to evaluate how Active Methodologies can contribute, through a didactic sequence, to the teaching of Newton's Laws. The reflection on the practice was based on three categories of analysis: i) feasibility regarding the structure of the didactic sequence, ii) use of activities and iii) possible challenges to be encountered in future applications. Based on the results, it was concluded that the structure proved to be representative in relation to the intended objective and that the activities had a significant reach, since they promoted the engagement of students and the teacher, instigating the rethinking of the practice. Finally, we highlight the encouragement of undergraduates to participate in teaching initiation programs, considering that these experiences are important for their formative trajectories. ...
Contido em
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 11, n. 1 (2022), p. 1-19
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License