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dc.contributor.advisorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorWolff, Fabianept_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262053pt_BR
dc.description.abstractA mudança de foco provocada pela evolução do papel do design no contexto empresarial, comercial e até mesmo de capacidade tecnológica de projeto, ao longo das últimas seis décadas, alavancou design ao posto de fator estratégico de vantagem competitiva. Como fundamento teórico e respaldo gerencial, a Gestão de Design é a responsável por gerenciar design como parte da intenção estratégica da empresa, inserindo e integrando adequadamente competências, equipes, processos e métodos. Ainda que já consolidado em termos internacionais, no Brasil, Gestão de Design ainda é um tema relativamente novo e mecanismos de compreensão de suas estruturas, adequadas à realidade do país são raros. A proposta de compor uma visão sobre Gestão de Design em uma sistemática que auxilie as empresas a avaliar o uso da Gestão de Design no seu ambiente é o foco desta tese. Permeada pela fundamentação teórica, uma pesquisa qualitativa, através de rodadas de entrevistas em profundidade, foi procedida para a construção da sistemática de avaliação da Gestão de Design nas empresas. As primeiras duas etapas de entrevistas, com especialistas e designers, permitiram a análise do uso do design nas empresas, auxiliando a mapear os processos atinentes ao design, identificando seu papel na dinâmica das empresas e sua gestão. Os resultados destas entrevistas, em conjunto com a teoria elencada permitiram delinear um modelo conceitual e a proposta da sistemática de avaliação da Gestão de Design que foram, em uma última etapa de pesquisa analisados por especialistas e por designers de empresas. O resultado final apresenta um modelo conceitual de Gestão de Design que determina as dimensões nas quais o conceito pode ser analisado em empresas, a sistemática de avaliação da Gestão de Design em empresas, seu modo de aplicação, instrumentos e análise de resultados, bem como um procedimento metodológico de design para sua melhor condução junto à Gestão de Design. Além destes, são também discutidos os fatores críticos de sucesso para Gestão de Design e os temas conexos ao tema de foco deste estudo.pt_BR
dc.description.abstractOver the past six decades, the focus shift caused by the evolving role of design in business environment has leveraged design to the rank of strategic factor of competitive advantage. As a theoretical and managerial background, Design Management is responsible for managing the design as part of the company's strategic intention, properly inserting and integrating capabilities, teams, processes and methods. Although it is already consolidated in international terms, Design Management in Brazil is still a relatively new approach and it's appropriate understanding in Brazilian reality are rare. The proposal of composing a vision on Design Management in a system that helps companies evaluate the use of Design Management in its environment is the focus of this dissertation. Permeated by theoretical background a qualitative research was performed. Through rounds of in-depth interviews a systematic evaluation of the Design Management within companies was constructed. The first two stages of interviews with experts and designers allowed the analysis of the use of design in companies helping to map the processes related to design, identifying its role in the dynamics of companies and how design is managed. The results of these interviews, together with the theoretical background made possible to outline a conceptual model and to propose the systematic evaluation of the Design Management. Those were, in a final stage of research, reviewed by experts and designers. The final result presents a conceptual model of Design Management with the determination of the three dimensions in which the concept can be seen in companies; the systematic evaluation of the Design Management, with is mode of application, tools and analysis results; as well as a design methodological procedure for better adjustment of Design Management. As a conclusion to the study, the critical success factors for design management and other related issues are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.subjectGestão empresarialpt_BR
dc.subjectSystematic evaluationen
dc.subjectDesign Management Conceptual Modelen
dc.titleSistemática de avaliação da gestão de design em empresaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000774321pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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