Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEndruweit, Magali Lopespt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Júlia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262051pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma reflexão sobre a prática de ensino-aprendizagem na escola e na graduação em Letras – bacharelado. Assim, direciona-se o olhar para o gênero da redação ensinado no ensino médio e para os textos produzidos na disciplina de Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I (LPT I), a fim de comparar a percepção dos alunos sobre a escrita a partir dessas práticas. Para isso, é feito um relato de experiência da minha trajetória de aprendizagem de escrita, com enfoque em dois textos escritos por mim, analisados a partir da teoria da enunciação de Émile Benveniste e da prática de ensino de texto trazida por Guedes (2009), que tem como ponto central as qualidades discursivas — unidade temática, concretude, objetividade e questionamento. Para tanto, o trabalho é dividido em três partes. A primeira aponta para o ensino-aprendizagem na escola, que prioriza a redação e a percepção de escrita utilitária que se tem a partir dessa prática; e para o ensino-aprendizagem de textos em LPT I, em que se tem uma nova perspectiva de escrita, lugar de intersubjetividade. A segunda parte traz a teoria da enunciação de Benveniste — que guia meu olhar sobre a escrita —, de onde parte a análise dos textos. Por fim, a terceira parte relata a análise dos dois textos escritos em contextos diferentes: o primeiro texto é uma redação escrita para o ENEM e o segundo texto escrito para a disciplina de LPT I. A partir disso, pude observar o que faz com que a escrita da redação seja tão afastada de quem escreve, apenas reforçando opiniões já existentes no mundo, enquanto a escrita de LPT I instiga a reflexão do autor e dos leitores, dando espaço à intersubjetividade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes a discussion about the teaching-learning practice in school and in the undergraduate course in Languages – Bachelor's degree. Thus, the focus is on the genre of text taught in high school – Writing Essays – and the texts produced in the discipline Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa I (LPT I), in order to compare the students' perception of writing based on these practices. For this, an experience report of my learning process of writing is made, focusing on two texts written by me, analyzed from Emile Benveniste’s Linguistics of Enunciation, and the teaching practice brought by Guedes (2009), which has Discourse Qualities (unidade temática, concretude, objetividade e questionamento) as its central point. To this end, the paper is divided into three parts. The first one points to the teaching-learning in school, which prioritizes Writing Essays, and the perception of escrita utilitária (utilitarian writing) that emerges from this practice; and to the teaching-learning of texts in LPT I, in which there is a new perspective of writing, a place of intersubjectivity. The second part introduces Benveniste’s Linguistics of Enunciation – which guides my view on writing – from where the analysis of the texts starts. Finally, the third part reports the analysis of two texts written in different contexts: the first one written at school and the second one written for the discipline of LPT I. From this, I could observe what makes the writing of the essay so distant from the writer, only reinforcing common opinions, while the writing in LPT I encourages the thoughts of the author and the readers, giving space to intersubjectivity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBenveniste, Emile, 1902-1976pt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectWriting essayen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectTeaching writingen
dc.subjectIntersubjectivityen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSubjetividade na linguagempt_BR
dc.subjectIntersubjetividadept_BR
dc.titleDa escola à universidade : relato de uma trajetória de escritapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173088pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples