Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGraça, Rosa Maria de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorTodeschini, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:33:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262004pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a canção no ensino de Francês Língua Estrangeira. Seu objetivo é pesquisar possibilidades de trabalhar a canção em sala de aula de FLE, abordando aspectos linguísticos, musicais e histórico-sociais da canção. O referencial teórico inclui autores da área da canção, como Beaumont James (1999), Calvet (1974, 1980, 2006, 2013) e Tatit (2002), e da pedagogia, como Boiron (2001, 2003, 2012), Tagliante (2006), Lemeunier (2006) e Gourvennec (2017). A conclusão reforça a ideia de que a canção é um documento autêntico com múltiplas possibilidades de utilização em sala de aula de línguas. No último capítulo, há uma ficha passe-partout com ideias de atividades para a utilização de canções em sala de aula de línguas. Esta ficha foi elaborada com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre o uso de canções na didática de Francês Língua Estrangeira. Finaliza este trabalho um exemplo de ficha pedagógica utilizando canções.pt_BR
dc.description.abstractCe travail a pour thème la chanson dans l'enseignement du français langue étrangère ; son objectif est de rechercher les possibilités de travailler la chanson en classe de FLE, en abordant les aspects linguistiques, musicaux et historico-sociaux de la chanson. Le cadre théorique inclut des auteurs issus du domaine de la chanson, tel quel Beaumont-James (1999), Calvet (1974, 1980, 2006, 2013) et Tatit(2002) et de la pédagogie, comme Boiron (2001, 2003, 2012), Tagliante (2006), Lemeunier (2006) et Gourvennec (2017). La conclusion renforce l'idée que la chanson est un document authentique aux multiples possibilités d'utilisation en salle de classe de langues. Dans le dernier chapitre, il y a une fiche passe-partout avec des idées d'activités pour utiliser des chansons en classe de langue. Cette fiche a été créée dans le but de contribuer à la réflexion sur l’utilisation des chansons en didactique de FLE. Ce travail se termine par un exemple de fiche pédagogique utilisant des chansons.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChanson françaisefr
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (Francês)pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnseignement-apprentissagefr
dc.subjectCançãopt_BR
dc.subjectCulturefr
dc.titlePossibilidades do uso de canções no ensino-aprendizagem de francês língua estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173173pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Francês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples