Fora das letras, o texto ainda pode ser central : um relato sobre aulas de produção e leitura de textos para rádio e TV
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso é um relato. Um relato das aulas de Leitura e Produção Textual que a autora pôde desenvolver enquanto professora de português de um curso técnico de rádio e televisão. O convite para dar aulas nesse lugar ocorreu por conta da trajetória enquanto estudante de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e locutora-apresentadora na FM Cultura e na TVE. Neste relato, são apresentados pontos importantes dessas duas trajetórias, que culminaram no desenvolvi ...
Este trabalho de conclusão de curso é um relato. Um relato das aulas de Leitura e Produção Textual que a autora pôde desenvolver enquanto professora de português de um curso técnico de rádio e televisão. O convite para dar aulas nesse lugar ocorreu por conta da trajetória enquanto estudante de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e locutora-apresentadora na FM Cultura e na TVE. Neste relato, são apresentados pontos importantes dessas duas trajetórias, que culminaram no desenvolvimento da proposta da disciplina lecionada, também apresentada neste texto. Os gêneros textuais radiofônicos que são trabalhados em sala de aula também são descritos e, para isso, o método de Guedes (2009) é aplicado. O método em questão se tornou um eficiente modo de ensinar textos radiofônicos, por se mostrar aplicável aos gêneros trabalhados em sala de aula. ...
Abstract
This end of course work is a report. A report of Reading and Writing classes that the author could develop as a teacher in the radio and TV technical course. The author was envited to teach there because of her trajectory in Languages Graduation and in radio and TV, as a broadcaster in FM Cultura and TVE – both are public medias. Therefore, important facts of these two trajectories which led to the development of the discipline teaching proposal, are presented, as well as the teaching proposal ...
This end of course work is a report. A report of Reading and Writing classes that the author could develop as a teacher in the radio and TV technical course. The author was envited to teach there because of her trajectory in Languages Graduation and in radio and TV, as a broadcaster in FM Cultura and TVE – both are public medias. Therefore, important facts of these two trajectories which led to the development of the discipline teaching proposal, are presented, as well as the teaching proposal itself. The radiophonic text genres are explained under the Paulo Guedes' (2009) method of writing. This method is an efficient path to teach radio text genres, because it was applicable to the genres taught in the classroom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License