Ensino de sociologia e educação das relações étnico-raciais : práticas de inclusão curricular em escola da Região Nordeste do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende analisar a aplicação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 em uma escola de Ensino Médio localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul. Tal Lei é responsável pela criação do artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A pesquisa investiga, a partir de cate ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso pretende analisar a aplicação da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08 em uma escola de Ensino Médio localizada na região nordeste do Rio Grande do Sul. Tal Lei é responsável pela criação do artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a qual torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em todas as escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. A pesquisa investiga, a partir de categorias sociológicas aplicadas ao campo da educação, e através de metodologia de abordagem qualitativa, como são tratadas as relações étnico-raciais no ambiente escolar, considerando as narrativas de docentes das Ciências Humanas. Apresenta resultados obtidos através de questionário realizado com quatro professoras da área das Ciências Humanas acerca do conhecimento e aplicabilidade da temática étnico-racial, bem como análise do Projeto Político Pedagógico da escola e trabalhos acadêmicos na referida temática. Aponta que ainda existe uma grande lacuna no que tange os compromissos do ensino das Ciências Sociais com a educação das Relações Étnico-raciais nas escolas de Ensino Médio e, por isso, observa a necessidade da reflexão sobre um currículo que estabeleça tal temática e projeto educativo como centro das ações pedagógicas. ...
Abstract
This Course Completion Work intends to analyze the application of Law 10.639/03 and Law 11.645/08 in a high school located in the northeast of the state of Rio Grande do Sul. This Law is responsible for the creation of article 26 A of the Law of Guidelines and Bases of National Education, making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. It investigates from sociological categories applied to the field of education, through a qualitative approach methodology, how ...
This Course Completion Work intends to analyze the application of Law 10.639/03 and Law 11.645/08 in a high school located in the northeast of the state of Rio Grande do Sul. This Law is responsible for the creation of article 26 A of the Law of Guidelines and Bases of National Education, making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. It investigates from sociological categories applied to the field of education, through a qualitative approach methodology, how ethnic-racial relations are treated in the school environment, considering the narratives of Human Sciences teachers. It shows results of a questionnaire carried out with four professors in the area of Human Sciences about the knowledge and applicability of the ethnic-racial theme, as well as an analysis of the Political Pedagogical Project of the school and academic works on the referred theme. It indicates that there is still a large gap in terms of the commitments of teaching social sciences to the education of ethnic-racial relations in high schools and, therefore, notes the need for reflection on a curriculum that establishes such a theme and educational project as the center of pedagogical actions. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License