Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cristina Maria Bezerra dept_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T03:48:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261796pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar as relações entre o público e o privado, mais especificamente a privatização na educação, por meio da parceria da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) com a Fundação Lemann – curso Gestão para Aprendizagem, direcionado aos gestores escolares, com foco na gestão de resultados, reforçando o modelo gerencial de gestão na escola e as implicações para a democratização da educação. Analisamos a relação público e privado na educação como parte de um processo de correlação de forças que ocorre na sociedade, não apenas como propriedade, mas como projetos societários em disputa, tanto no Estado, quanto na sociedade civil. O privado não é uma abstração, nossas análises apontam para redes de sujeitos individuais ou coletivos (THOMPSON, 1981) que se relacionam e defendem projetos com interesses de classe, vinculados ao mercado e/ou ao neoconservadorismo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental do material das aulas do curso Gestão para Aprendizagem, vídeos e planilhas padronizadas. Os dados coletados nos levaram a identificar a ênfase na gestão gerencial, em detrimento da gestão democrática, como parte do pressuposto neoliberal de que o público vai mal e o mercado tem que ser o padrão de qualidade, nos permitindo afirmar que a gestão gerencial tem assumido a direção das escolas públicas de Alagoas, com a imposição de ações padronizadas e rotinas pré-estabelecidas, retirando da escola sua autonomia administrativa e pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze the relationship between the public and the private, more specifically privatization in education, through the partnership of Seduc / AL. with the Lemann Foundation Course on Managerialism for Learning aimed at school administrators with a focus on Managerialism Based on Performance, reinforcing the managerial management model in schools and the implications for the democratization of education. We analyze the public-private relationship in education as part of a process of correlation of forces that occurs in society, not only as property, but as disputed corporate projects, both in the State and in civil society. The private is not an abstraction, our analyses point to networks of individual or collective subjects (THOMPSON, 1981) that relate and defend projects with class interests, linked to the market and/or to neo-conservatism. The research is qualitative, with documentary analysis of the material of the lessons of the Course on Managerialism for Learning, videos, and standardized spreadsheets. The data collected points to an emphasis on managerialism as part of the neoliberal assumption that the public is doing poorly and the market has to be the standard of quality. Managerialism has taken over the administration of public schools in Alagoas, with the imposition of standardized actions and pre-established routines, removing from these their administrative and pedagogical autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revista. PR. Vol. 36 (2020), e77554, p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic-private partnershipen
dc.subjectRelação público-privadopt_BR
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectCourse on managerialismen
dc.titleO curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas : implicações para a democratização da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe Lemann Foundation course on managerialism for learning as a process of institutionalizing managerialism in Schools of Basic education in Alagoas : implications for the democratization of educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples