Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Iana Gomes dept_BR
dc.contributor.authorGolbspan, Ricardo Boklispt_BR
dc.contributor.authorSantos, Graziella Souza dospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-05T03:47:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/261782pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo contribuir no desenvolvimento do conceito de conservadorismo no contexto da política educacional brasileira a partir de análises construídas em projeto de pesquisa acerca dessa temática. A proposição teórica que aqui apresentamos é decorrente de investigação dedicada a examinar redes políticas no escopo do avanço do conservadorismo na educação, mobilizando as categorias de "aliança conservadora" e "articulação". A pesquisa que subsidia este trabalho é orientada pela metodologia da etnografia de redes (BALL, 2014). Ao longo deste manuscrito, demonstra-se a importância de operar com o conceito de conservadorismo tendo em vista a atual onda conservadora na educação brasileira. Para tanto, aponta-se contribuições a partir dos estudos de Apple (2003; 2013), Moll (2010) e Lacerda (2019). Na sequência, ilustra-se essas discussões teóricas por meio de uma breve análise do processo de militarização da educação no Brasil. Por fim, apresenta-se o entendimento do que é o conservadorismo na atual política educacional brasileira, sintetizando alguns dos argumentos dos autores e da autora estudados e elenca-se alguns elementos, a partir da análise, deste atual conservadorismo. Conclui-se demonstrando que características trazidas por Apple, Moll e Lacerda podem contribuir para compreender o conservadorismo na política educacional brasileira, mas que ainda persistem desafios em relação ao desenvolvimento desse conceito tendo em vista especificidades do Brasilpt_BR
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the development of the concept of conservatism in the Brazilian educational policy context, through analyses that integrate a research project about the topic. The theoretical assumption we present derives of an investigation that examines political networks under the scope of the advance of conservatism in education, through the mobilization of the categories of "conservative alliance" and "articulation". The research that subsidizes this work is guided by the methodology of network ethnography (BALL, 2014). In this manuscript, we demonstrate the importance of operating with the concept of conservatism considering the current conservative wave in Brazilian education. For that, we point ou the contributions of Apple (2003; 2013), Moll (2010) and Lacerda (2019). After that, we illustrate this theoretical discussions through a brief analysis of the process of militarization of education in Brazil. Finally, we present an understanding of conservatism in current Brazilian educational policy, summarizing some of these authors’ arguments and discriminating some elements of current conservatism. Conclusions discuss how some features of conservatism according to Apple, Moll and Lacerda can contribute to better understanding conservatism in Brazilian education policy, but also how challenges persist in regard to the development of the concept of conservatism considering Brazilian specificitiesen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em Revista. PR. Vol. 38 (2022), e78210, p. 1-23, e85338pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConservatismen
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policiesen
dc.subjectMilitarization of educationen
dc.titleMapeando o conservadorismo na política educacional brasileirapt_BR
dc.title.alternativeMapping conservatism in brazilian educational policy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001168545pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples