Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira
dc.contributor.author | Mendes, Valdelaine da Rosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Peroni, Vera Maria Vidal | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T03:47:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-7469 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/261778 | pt_BR |
dc.description.abstract | Há, especialmente no século XXI, uma proliferação dos think tanks que operam como produtores e influenciado-res de ideias acerca do mercado, que defendem a redução do intervencionismo estatal nas tomadas de decisões. Este estudo tem como objetivo discutir a influência que têm exercido na organização das políticas educacionais de forma a alargar e intensificar a penetração dos interesses do mercado na área educacional. Para alcançar este propósito, é realizada uma discussão sobre as formas de privatização que têm levado a lógica do mercado para o interior das políticas educacionais. É traçado um panorama da distribuição dessas organizações no mundo, com as características de seus financiadores e apoiadores. Por fim, são apresentados os princípios que orientam as ações de três think tanks: um estadunidense e dois brasileiros, com foco nas questões educacionais. Este estudo demonstrou que os interesses do capital, representados por organizações financiadas por grandes empresas (com capacidade de penetração na imprensa, nos governos, nas universidades, nas mídias sociais, na indústria cultural), pretendem claramente determinar ao Estado uma perspectiva privada na definição e na concepção das políticas educacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | There is, especially in the 21st century, a proliferation of think tanks that operate as producers and influencers of market ideas, advocating the reduction of state interventionism in decision making. This study aims to discuss the influence they have exerted on educational policies in order to broaden and intensify the penetration of ma-rket interests in the educational area. To achieve this purpose, a discussion is held on the forms of privatization that have brought the logic of the market into educational policies. An overview is given of the distribution of organizations in the world, with characteristics of their funders and supporters. Finally, the principles that guide the actions of two think tanks are presented, one American and two Brazilian, which focus on educational issues. This study has shown that the interests of capital, represented by organizations funded by large corporations (which are able to gain entrance into the press, governments, universities, social media and the cultural industry) are intended to clearly determine the State a private perspective in the definition and design of educational policies. | en |
dc.description.abstract | Existe, especialmente en el siglo XXI, una proliferación de think tanks que operan como productores e influen-ciadores de ideas acerca del mercado, que defienden la reducción del intervencionismo estatal en la tomada de decisiones. Este estudio tiene como objetivo discutir la influencia que han ejercido en la organización de las políticas educacionales de formaa estrechar e intensificar la penetración de los intereses del mercado en el área educacional. Para alcanzar este propósito realizamos una discusión acerca de las formas de privatización que han permeado la lógica del mercado en el interior de las políticas educacionales; se ha trazado un panorama de la distribución de esas organizaciones en el mundo, con las características de sus financiadores y apoyadores. Por fin, son presentados los principios que orientan las acciones de dos think tanks: un estadunidense y dos brasileños, con foco en las cuestiones educacionales. Este estudio ha demostrado que los intereses del capi-tal, representados por organizaciones financiadas por grandes empresas (con capacidad de penetración en la prensa, en los gobiernos, en las universidades, en los medios de comunicación social y en la industria cultural), pretenden claramente determinar al Estado una perspectiva privada en la definición y concepción de las políti-cas educacionales. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Espaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 27, n. 1 (jan./abr. 2020), p. 147-167 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educational policy | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Think tank | en |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Privatization | en |
dc.subject | Market | en |
dc.subject | Política educacional | es |
dc.subject | Privatización | es |
dc.subject | Mercado | es |
dc.title | Estado, mercado e formas de privatização : a influência dos think tanks na política educacional brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | State, market and forms of privatization : an influence of think tanks on brazilian educational policy | en |
dc.title.alternative | Estado, mercado y formas de privatización : la influencia de los think tanks en la política educacional brasileña | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168818 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)