Recuperação de objetos de aprendizagem : análise dos padrões de descrição e dos metadados utilizados em repositórios
Visualizar/abrir
Data
2003Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O estudo analisa o processo de recuperação de objetos de aprendizagem em repositórios de objetos de aprendizagem na Internet. Aborda as questões referentes a recuperação de informação e a utilização do computador no auxilio a essa tarefa através da Internet. Esclarece as características dos objetos de aprendizagem e dos repositórios conforme a literatura, listando os principais atributos, vantagens e desvantagens de seu uso em atividades de apoio à educação a distância (EAD), abordando os padrõ ...
O estudo analisa o processo de recuperação de objetos de aprendizagem em repositórios de objetos de aprendizagem na Internet. Aborda as questões referentes a recuperação de informação e a utilização do computador no auxilio a essa tarefa através da Internet. Esclarece as características dos objetos de aprendizagem e dos repositórios conforme a literatura, listando os principais atributos, vantagens e desvantagens de seu uso em atividades de apoio à educação a distância (EAD), abordando os padrões para descrição de metadados de objetos de aprendizagem selecionados para compor este estudo. Com caráter exploratório e uma abordagem qualitativa, estabeleceu categorias para a avaliação dos repositórios selecionados, em relação a recuperação dos Objetos de Aprendizagem, utilizando a comparação dos metadados. A análise mostrou as singularidades entre os repositórios selecionados, descrevendo as características de cada um de acordo com as categorias estabelecidas, como estrutura, conteúdo e busca. Os resultados mostram uma recuperação eficiente nos repositórios, apesar de suas diferenças e pouca relação entre recuperação e uso de metadados para descrição. ...
Abstract
The study analyzes the process of retrievel of learning objects in repositories avaliable in the Internet. The information retrievel approaches the questions referring and the use of the computer in I assist it to this task through the Internet. It clarifies the characteristics of learning objects and the repositories in agreement literature, listing the main attributes, advantages and disadvantages of its use in activities of support to the distance education, approaching the standards of for ...
The study analyzes the process of retrievel of learning objects in repositories avaliable in the Internet. The information retrievel approaches the questions referring and the use of the computer in I assist it to this task through the Internet. It clarifies the characteristics of learning objects and the repositories in agreement literature, listing the main attributes, advantages and disadvantages of its use in activities of support to the distance education, approaching the standards of for description of metadados of learning objects selected to compose this study. With exploratory character and a qualitative boarding, established categories for the evaluation of the selected repositories, in relation the recovery of Objects of Learning, using the comparison of the metadata ones. The analysis showed the singularity between the selected repositories, describing the characteristics of each one in accordance with the established categories, as structure, content and searchs. The results show an efficient recovery in the repositories although its differences and little relation between retrievel and use of metadata for description. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License