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dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Gabriela Ferrazpt_BR
dc.date.accessioned2010-10-06T04:19:07Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26157pt_BR
dc.description.abstractDurante os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências o que mais me chamou atenção foi o prazer dos alunos ao realizar experimentos e utilizar jogos e materiais lúdicos elaborados para que eles compreendessem a matéria de um jeito diferente. Muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos e o seguem tão rigorosamente que não questionam se aquela é a melhor forma de ensinar a seus alunos. O jogo estimula os alunos a criarem/inventarem outras soluções que não eram imaginadas, ou seja, ajuda na capacidade criativa do sujeito. Além disso, a importância do silêncio na sala de aula, para criar um ambiente propício ao aprendizado, é outro aspecto que busquei identificar. O silêncio ao qual me refiro não é aquele silêncio absoluto, mas sim um silêncio “saudável” onde é possível conversar com o colega ao lado, desde que isso não perturbe os demais colegas, a si mesmo e a professora. Com o objetivo de conhecer qual a visão dos professores sobre os brincar e o silêncio na sala de aula, realizei um levantamento através de dois questionários (com professores e com alunos) em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sendo uma privada e as demais públicas estaduais. Com os dados das entrevistas busquei identificar como as escolas estão ensinando Biologia, se os alunos estão satisfeitos com a sua abordagem, e como eles gostariam de aprender os conteúdos. Além de identificar como os professores estão lidando com o barulho na sala de aula e se eles estão criando métodos alternativos de ensino, evitando a agitação dos alunos possivelmente articulando a ludicidade ao interesse e a um ambiente “saudável” de trabalho. Os professores relatam que jogos, brincadeiras e experimentos são importantes para o aprendizado, mas quando questionados não citam essas atividades como usuais em suas aulas. Todos os alunos dizem que é muito mais fácil de aprender com jogos, brincadeiras e experimentos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000756568pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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