A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
dc.contributor.advisor | Kindel, Eunice Aita Isaia | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gabriela Ferraz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-10-06T04:19:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/26157 | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências o que mais me chamou atenção foi o prazer dos alunos ao realizar experimentos e utilizar jogos e materiais lúdicos elaborados para que eles compreendessem a matéria de um jeito diferente. Muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos e o seguem tão rigorosamente que não questionam se aquela é a melhor forma de ensinar a seus alunos. O jogo estimula os alunos a criarem/inventarem outras soluções que não eram imaginadas, ou seja, ajuda na capacidade criativa do sujeito. Além disso, a importância do silêncio na sala de aula, para criar um ambiente propício ao aprendizado, é outro aspecto que busquei identificar. O silêncio ao qual me refiro não é aquele silêncio absoluto, mas sim um silêncio “saudável” onde é possível conversar com o colega ao lado, desde que isso não perturbe os demais colegas, a si mesmo e a professora. Com o objetivo de conhecer qual a visão dos professores sobre os brincar e o silêncio na sala de aula, realizei um levantamento através de dois questionários (com professores e com alunos) em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sendo uma privada e as demais públicas estaduais. Com os dados das entrevistas busquei identificar como as escolas estão ensinando Biologia, se os alunos estão satisfeitos com a sua abordagem, e como eles gostariam de aprender os conteúdos. Além de identificar como os professores estão lidando com o barulho na sala de aula e se eles estão criando métodos alternativos de ensino, evitando a agitação dos alunos possivelmente articulando a ludicidade ao interesse e a um ambiente “saudável” de trabalho. Os professores relatam que jogos, brincadeiras e experimentos são importantes para o aprendizado, mas quando questionados não citam essas atividades como usuais em suas aulas. Todos os alunos dizem que é muito mais fácil de aprender com jogos, brincadeiras e experimentos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000756568 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License