Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSattler, Miguel Aloysiopt_BR
dc.contributor.authorLibrelotto, Giordano Rubertpt_BR
dc.date.accessioned2010-09-29T04:19:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26045pt_BR
dc.description.abstractCada vez mais o termo sustentabilidade vem sendo discutido em todos os meios da sociedade, e a construção civil, como parcela importante da mesma, não poderia deixar de tratar sobre este assunto. Ao começar a pensar em reduzir impactos causados sobre o ambiente e também em proporcionar melhor qualidade de vida às pesssoas, o setor da construção civil acabou se inserindo no contexto da sustentabilidade ambiental que, por definição, visa satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. Baseado nessa crescente preocupação, começaram a surgir, em diferentes países, sistemas de classificação de edificações, a partir de critérios de sustentabilidade ambiental, em diferentes categorias. Com este propósito, o objetivo deste trabalho consiste na comparação dos critérios de avaliação de dois sistemas de certificação de edificações bastante distintos, tanto no método de avaliação, quanto nas preocupações envolvidas em seus créditos e categorias, o LEED for Schools (para escolas), norte-americano e o AQUA, brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo compreendeu a análise detalhada de ambos os sistemas, procurando avaliar as principais considerações entre os assuntos envolvidos. Como resultado, é possível analisar as prioridades que norteiam cada sistema, dentro dele próprio ou através da comparação de um sistema com o outro, onde o LEED proporciona um maior enfoque para a gestão da energia, enquanto o AQUA, detém a maioria das suas preocupações para a questão da qualidade dos espaços interiores e saúde dos ocupantes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleComparação entre os critérios de avaliação envolvidos nos sistemas de certificação de edificações aqua e leed for schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000755523pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples