Mostrar el registro sencillo del ítem
Mapeamento de competências socioemocionais de estudantes : uma revisão sistemática
dc.contributor.author | Silva, Kétia Kellen Araújo da | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-01T03:37:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-7327 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/259700 | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescente interesse na construção e desenvolvimento de competências socioemocionais (CSE) na educação tem motivado o surgimento de mapeamentos e modelos, principalmente nos últimos anos com o advento da pandemia. Apesar disso, os termos existentes relacionados às competências socioemocionais de estudantes ainda são limitados, diante disso, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de estudos na língua inglesa, guiada pelas diretrizes propostas em Kitchenham e Charters (2007) sobre as definições do conceito de competências socioemocionais com foco no perfil de estudante. Para tal foram selecionados 18 artigos entre 2017 e 2022 de 556 publicações científicas identificadas. Os resultados fornecem conclusões sobre o conceito de CSE apresentando um panorama histórico e conceitual a partir das pesquisas mais recentes, bem como um mapeamento de 87 CSE. | pt_BR |
dc.description.abstract | The growing interest in the construction and development of socio-emotional competences (SEC) in education has motivated the emergence of mappings and models, especially in recent years with the pandemic. Despite this, the existing terms related to the socio-emotional competences of students are still limited, in view of that, this article presents a systematic review of the literature on the definitions of the concept of socio-emotional competences with a focus on the student profile. For this, 18 articles were selected between 2017 and 2022 from 556scientific publications identified. The results provide conclusions on the concept of SEC presenting a historical and conceptual overview from the most recent research, as well as a mapping of 87 SEC | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Concilium. 2023. Vol. 23, n.3 (2023), p. 734-752 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Competences | en |
dc.subject | Socioemotional | en |
dc.subject | Students | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Mapeamento de competências socioemocionais de estudantes : uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Mapping of students' socio-emotional competences : a systematic review | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001168161 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)