A horta orgânica como um espaço de reflexão no ambiente escolar
View/ Open
Date
2023Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A importância de trabalhar a educação ambiental nas escolas é que ela promove a formação de estudantes conscientes de seu papel no mundo, como cidadãos planetários e responsáveis pelos impactos ambientais causados pela ação antrópica e como as práticas de educação ambiental podem proporcionar momentos de reflexão que levem a uma sensibilização ambiental da comunidade escolar envolvida. Este projeto foi inspirado no projeto da Cidade Escola Ayni, localizada em Guaporé/RS, onde a agroecologia é u ...
A importância de trabalhar a educação ambiental nas escolas é que ela promove a formação de estudantes conscientes de seu papel no mundo, como cidadãos planetários e responsáveis pelos impactos ambientais causados pela ação antrópica e como as práticas de educação ambiental podem proporcionar momentos de reflexão que levem a uma sensibilização ambiental da comunidade escolar envolvida. Este projeto foi inspirado no projeto da Cidade Escola Ayni, localizada em Guaporé/RS, onde a agroecologia é utilizada como um dos alicerces de uma educação consciente. Através de pesquisa bibliográfica e de estudo de campo, realizado por meio de um projeto de educação ambiental que foi aplicado com estudantes do 6° ano de uma escola municipal de Caxias do Sul/RS, pretendeu-se analisar o processo e, ao longo do qual, esperou-se despertar uma sensibilização ambiental para que a comunidade escolar acolhesse as práticas de educação ambiental de forma permanente na escola, culminando na implantação de uma horta orgânica, entre outras possibilidades. Pautado nos princípios da ecopedagogia, o projeto realizou-se através de aulas teóricas e práticas, que possibilitaram momentos de reflexão e questionamentos sobre práticas cotidianas que podem impactar ao meio ambiente, procurando aproximar os estudantes dos problemas ambientais que podem ser observados em seu cotidiano e despertar a consciência para uma identificação holística e integrada com a natureza. ...
Abstract
The importance of working on environmental education in schools is that it promotes the formation of students aware of their role in the world, as planetary citizens and responsible for the environmental impacts caused by human action and how environmental education practices can provide moments of reflection that lead to an environmental awareness of the school community involved. This project was inspired by the project of the Cidade Escola Ayni, located in Guaporé/RS, where agroecology is us ...
The importance of working on environmental education in schools is that it promotes the formation of students aware of their role in the world, as planetary citizens and responsible for the environmental impacts caused by human action and how environmental education practices can provide moments of reflection that lead to an environmental awareness of the school community involved. This project was inspired by the project of the Cidade Escola Ayni, located in Guaporé/RS, where agroecology is used as one of the foundations of a conscious education. Through bibliographic research and field study, carried out through an environmental education project that was applied with 6th grade students from a municipal school in Caxias do Sul/RS, we intended to analyze the process and, alongside, we hoped to awaken an environmental awareness so that the school community would incorporate the environmental education practices permanently in the school, culminating in the implementation of an organic garden, among other possibilities. Based on the principles of ecopedagogy, the project was carried out through theoretical and practical classes, which allowed moments of reflection and questioning about everyday practices that can impact the environment, seeking to bring students closer to environmental problems that can be observed in their daily lives and awaken awareness for a holistic and integrated identification with nature. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License