Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKalsing, Rejane Margarete Schaeferpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Deisept_BR
dc.date.accessioned2023-06-26T03:29:12Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259443pt_BR
dc.description.abstractA importância de trabalhar a educação ambiental nas escolas é que ela promove a formação de estudantes conscientes de seu papel no mundo, como cidadãos planetários e responsáveis pelos impactos ambientais causados pela ação antrópica e como as práticas de educação ambiental podem proporcionar momentos de reflexão que levem a uma sensibilização ambiental da comunidade escolar envolvida. Este projeto foi inspirado no projeto da Cidade Escola Ayni, localizada em Guaporé/RS, onde a agroecologia é utilizada como um dos alicerces de uma educação consciente. Através de pesquisa bibliográfica e de estudo de campo, realizado por meio de um projeto de educação ambiental que foi aplicado com estudantes do 6° ano de uma escola municipal de Caxias do Sul/RS, pretendeu-se analisar o processo e, ao longo do qual, esperou-se despertar uma sensibilização ambiental para que a comunidade escolar acolhesse as práticas de educação ambiental de forma permanente na escola, culminando na implantação de uma horta orgânica, entre outras possibilidades. Pautado nos princípios da ecopedagogia, o projeto realizou-se através de aulas teóricas e práticas, que possibilitaram momentos de reflexão e questionamentos sobre práticas cotidianas que podem impactar ao meio ambiente, procurando aproximar os estudantes dos problemas ambientais que podem ser observados em seu cotidiano e despertar a consciência para uma identificação holística e integrada com a natureza.pt_BR
dc.description.abstractThe importance of working on environmental education in schools is that it promotes the formation of students aware of their role in the world, as planetary citizens and responsible for the environmental impacts caused by human action and how environmental education practices can provide moments of reflection that lead to an environmental awareness of the school community involved. This project was inspired by the project of the Cidade Escola Ayni, located in Guaporé/RS, where agroecology is used as one of the foundations of a conscious education. Through bibliographic research and field study, carried out through an environmental education project that was applied with 6th grade students from a municipal school in Caxias do Sul/RS, we intended to analyze the process and, alongside, we hoped to awaken an environmental awareness so that the school community would incorporate the environmental education practices permanently in the school, culminating in the implementation of an organic garden, among other possibilities. Based on the principles of ecopedagogy, the project was carried out through theoretical and practical classes, which allowed moments of reflection and questioning about everyday practices that can impact the environment, seeking to bring students closer to environmental problems that can be observed in their daily lives and awaken awareness for a holistic and integrated identification with nature.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectSchool garden as an educational spaceen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEcopedagogyen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.titleA horta orgânica como um espaço de reflexão no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171885pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem