Aproximações da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Muçum-RS
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca discutir o ensino da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de análise dos recursos e práticas utilizadas pelos professores atuantes nas turmas de 1° ao 5° ano nas redes municipal e estadual de ensino, no município de Muçum, localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica ainda se mostra tímido nessa etapa do ensino, mesmo com o avanço da pesquisa e da institucionalização do ensino de c ...
O presente trabalho busca discutir o ensino da cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de análise dos recursos e práticas utilizadas pelos professores atuantes nas turmas de 1° ao 5° ano nas redes municipal e estadual de ensino, no município de Muçum, localizado no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O processo de ensino-aprendizagem da linguagem cartográfica ainda se mostra tímido nessa etapa do ensino, mesmo com o avanço da pesquisa e da institucionalização do ensino de cartografia nos anos iniciais nas diferentes bases curriculares nacionais. Para provocar o debate e avançar nas práticas docentes que envolvem esses conteúdos este trabalho realizou-se por meio da pesquisa participante envolvendo a análise da própria prática como pesquisadora-docente por meio do diálogo e da construção coletiva de conhecimentos e materiais para introduzir a cartografia no programa curricular dos anos iniciais do ensino fundamental no município, assim como no estabelecimento da interlocução com demais professoras e professores do município. Em um primeiro momento avalia-se que há lacunas na formação docente dirigida a esta temática; escassez de recursos didáticos e pedagógicos ofertados pelas redes; e os professores ainda encontram dificuldades ao trabalhar a cartografia de acordo com a faixa etária de cada turma, assim como articule o conhecimento sobre espaço com as formas de representar o espaço fazendo com que os alunos compreendam, mas não se apropriem da linguagem cartográfica de forma significativa. No entanto esta pesquisa indicou a necessidade de aprofundar os estudos no município e construir coletivamente um projeto de formação continuada articulando os conteúdos do currículo para o desenvolvimento da noção do espaço e da apropriação da linguagem cartografáfica. ...
Abstract
The present work seeks to discuss the teaching of cartography in the early years of elementary school through the analysis of resources and practices used by teachers working in classes from 1st to 5th grade in the municipal and state education networks, in the municipality of Muçum, located in the Taquari Valley, Rio Grande do Sul. The cartographic language teaching-learning process is still shy at this stage of teaching, even with the advancement of research and the institutionalization of ca ...
The present work seeks to discuss the teaching of cartography in the early years of elementary school through the analysis of resources and practices used by teachers working in classes from 1st to 5th grade in the municipal and state education networks, in the municipality of Muçum, located in the Taquari Valley, Rio Grande do Sul. The cartographic language teaching-learning process is still shy at this stage of teaching, even with the advancement of research and the institutionalization of cartography teaching in the early years in the different national curriculum bases. In order to provoke debate and advance teaching practices involving these contents, this work was carried out through participatory research involving the analysis of one's own practice as a researcher-teacher through dialogue and the collective construction of knowledge and materials to introduce cartography in the classroom. curriculum program for the early years of elementary school in the municipality, as well as establishing dialogue with other teachers in the municipality. At first, it is evaluated that there are gaps in teacher training directed to this theme; scarcity of didactic and pedagogical resources offered by the networks; and teachers still find it difficult to work with cartography according to the age group of each class, as well as to articulate knowledge about space with ways of representing space, making students understand, but not appropriate the cartographic language in a way significant. However, this research indicated the need to deepen studies in the municipality and collectively build a continuing education project articulating the contents of the curriculum for the development of the notion of space and the appropriation of cartographic language. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Geografia – Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License