Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFarias, Stela Maris Vaucherpt_BR
dc.contributor.authorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.date.accessioned2023-06-24T03:38:13Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn0103-6041pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259396pt_BR
dc.description.abstractAs reflexões apresentadas neste artigo originam-se dos estudos e resultados da pesquisa realizada no Colégio de Aplicação da UFRGS em 2009 e 2010. Este estudo busca investigar a maneira como os estudantes de quinta e sexta séries do Projeto Amora se apropriam dos mecanismos internos dos jogos de regras de caráter coletivo, como isso se dá por meio do processo de “tomada de consciência” (PIAGET, 1974) e quais os desdobramentos em termos da constituição de “valores de troca” e das possibilidades que emergem de um trabalho interdisciplinar. Esta pesquisa está associada ao Programa de Bolsas Primeira Ciência/UFRGS (2009/2010) e às atividades do projeto de pesquisas Contribuições da Epistemologia Genética para as Práticas Escolares da Faculdade de Educação da UFRGS. Os dados indicam a existência de uma complementaridade entre os processos de constituição de valores dos professores e dos estudantes. A realização de atividades interdisciplinares, no contexto do Projeto Amora, estaria favorecida quando a possibilidade de tornar mais flexível uma escala de valores fosse exercida intencionalmente. Esse processo contribuiria para a constituição de um trabalho pedagógico organizado, levando em consideração objetos comuns entre diferentes áreas do conhecimento. Constata-se, também, a relevância da utilização de aspectos essenciais do Método Clínico de Jean Piaget.pt_BR
dc.description.abstractThe reflections presented in this article originate from the studies and results of the research realized at UFRGS’s Laboratory School in 2009 and 2010. This study aims to investigate how students from the fifth and sixth grades in the Projeto Amora appropriate the inner workings of collective games with rules, how that happens through the “grasp of consciousness” and which are its unfoldings regarding the constitution of “exchange values” and the possibilities that emerge from an interdisciplinary work. This research is associated to UFRGS’s Programa de Bolsas Primeira Ciência (2009/2010) (First Science Scholarshp Program) and to the activities of a College of Education (UFRGS) research project called Contribuições da Epistemologia Genética para as Práticas Escolares (Contributions of the Genetic Epistemology to School Practices). The data indicates a complementarity between the teachers’ and the students’ processes of constitution of “values”. The realization of interdisciplinary activities in the context of Projeto Amora would be favored if the possibility of making a set of values more fl exible was intentionally exerted. This process would contribute to the constitution of an organized pedagogical work, taking into consideration common objects between different areas of knowledge. It is also established the relevance of using essential aspects of Jean Piaget’s Clinical Method.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos do Aplicação. Porto Alegre. Vol. 24, n. 1 (jan./jun. 2011), p. 175-196pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGenetic epistemologyen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectGrasp of consciousnesen
dc.subjectTomada de consciênciapt_BR
dc.subjectExchange valuesen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectLearningen
dc.subjectInteractionen
dc.titleProcessos e tomada de consciência e reflexões acerca de valores em jogos de regras de caráter coletivopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000837007pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples