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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorLeonetti, Dora Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T03:33:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/259277pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, buscou-se compreender a imagem do Bloco da Laje, um bloco carnavalesco de Porto Alegre, para os seus foliões, a partir de uma pesquisa exploratória, utilizando metodologias de observação participante, entrevistas e análise de conteúdo. O Bloco da Laje é um dos principais do movimento do carnaval de rua independente da cidade e é marcado pela teatralidade performática e interação entre a bateria e os foliões. Como aporte teórico principal, para tratar de identidade, imagem e cultura, foram utilizados os autores Hall (2014, 2015), Baldissera (2004, 2007, 2008) e Thompson (2011); e, para carnaval, Belart (2021), DaMatta (1986, 1997) e Riskalla (2016). Levando em conta a história do Bloco e a expansão no número de foliões ao longo dos anos, houve uma preocupação em mapear a imagem e se esses processos de formação de imagem são impactados pelas manifestações sociopolíticas do Bloco da Laje. Foi importante averiguar se o nível de envolvimento dos foliões para com o Bloco altera essa percepção - como as participações há diferentes tempos, seja nos ensaios ou saídas oficiais, impactam a forma como o Bloco é apropriado pelos foliões. Os resultados e conclusão desta pesquisa estão em concordância com os pressupostos apresentados na introdução, em especial, de que existe uma curva de apreensão sobre o Bloco; no início, marcada pelo encantamento e diversão que, com o passar do tempo, se desenvolve carinho, identificação e criticidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to comprehend the image of the carnaval group based in Porto Alegre, Bloco da Laje, to its revelers, with exploratory research using the participative observation, interview, and content analysis methodologies. Bloco da Laje is one of the leading examples of the public and independent carnaval in Porto Alegre, marked by its performative theatricality and interaction between the band and revelers. The main theories used for identity, image, and culture are by Hall (2014, 2015), Baldissera (2004, 2007, 2008), and Thompson (2011); and for carnaval, Belart (2021), and Riskalla (2016). Considering Bloco da Laje’s history and expansion over the years, this research was concerned with mapping its image and understanding if the perception process is affected by the demonstrations of sociopolitical manifestations. It was important to investigate if the level of involvement of the revelers with the Bloco altered their perception of it and how much their time attending rehearsals and parades impacted the way the revelers appropriated the Bloco. The research results and the conclusion were in accordance with the assumptions established in the introduction, especially, that there’s a apprehension curve about the Bloco; in the beginning, marked by enchantment and fun that, with time, develops into cherish, identification and criticalness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarnavalen
dc.subjectCarnaval : Porto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectIdentityen
dc.subjectImagem institucionalpt_BR
dc.subjectPolitical manifestationen
dc.titleA brincadeira é a nossa revolução : o impacto das manifestações sociopolíticas do Bloco da Laje na sua imagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001171030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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